Os gráficos mostrados em (a) e (b) são dois gráficos básicos não-planares [0 (b) e 0 da figura do problema 6.8 redesenhado] o ramo a - b em (a) e uma fonte de tensão ideal de 6 V com 0 terminal positivo na parte superior e em (b) e uma fonte de corrente ideal de 4 A fluindo para cima. Todos os outros ramos nas duas figuras são resistores de 1 . Calcule i mostrado em cada figura usando os métodos da teoria de gráficos.

Passo 1

Fala aí pessoal tudo blz?

Nessa questão sabendo que os gráficos mostrados em (a) e (b) são dois gráficos básicos não-planares [0 (b) e 0 da figura do problema 6.8 redesenhado] o ramo a - b em (a) e uma fonte de tensão ideal de 6 V com 0 terminal positivo na parte superior e em (b) e uma fonte de corrente ideal de 4 A fluindo para cima. Todos os outros ramos nas duas figuras são resistores de 1 . Calcule i mostrado em cada figura usando os métodos da teoria de gráficos.

Só vem meu camarada.

Passo 2

Sabendo que,

(a) a fonte de tensão vale 6 V , com terminal positivo na parte superior e em (b) tem fonte de corrente ideal igual a 4   A , tendo todos os recursos de 1   Ω , temos

Tendo na figura (a),

i 1 - i 2 + i 3 + i 5 = 0

i 1 - 1 2 = 0

i 4 + i 5 - i 3 + i 2 = 0

Ficando,

i = 3   A

Na figura (b) ficamos,

i 2 + i 3 + i 4 = 0

i 1 + i 5 = 0

i 2 + i 1 + i 5 + i 4 = 0

i = - 1   A

Espero ter ajudado, bons estudos e até a próxima.

Resposta

i = 3   A e i = - 1   A

Exercícios de Livros Relacionados