a) Se somente os nós e os ramos essenciais fossem identificados no circuito da Figura P4.1, quantas equações simultâneas seriam necessárias para descrevê-lo?
b) Quantas dessas equações podem ser deduzidas usando a lei das correntes de Kirchhoff?
c) Quantas devem ser deduzidas usando a lei das tensões de Kirchhoff?
d) Quais são as duas malhas que devem ser evitadas ao aplicar a lei das tensões?
Passo 1
Relembrando do Problema 1 (se você não tiver resolvido ele ainda dá uma passadinha rápida nele, tá resolvido também :)) existem 9 ramos essenciais que a corrente é desconhecida, e se temos 9 variáveis precisamos de 9 equações para descrever esse circuito. Bastante equação né?
Passo 2
Se há 5 nós essenciais e lembrando que 1 nó é o GND podemos descrever o circuito deduzindo 4 equações, já que a equação para o nó apenas junta as outras 4 equações.
Passo 3
As 4 equações que sobram são usadas para deduzir as tensões no circuito pela lei de kirchhoff das tensões (LKT ou KVL, em inglês).
Passo 4
Normalmente as malhas que devemos evitar à todo custo são as que contém fontes de corrente, pois não há uma maneira de descobrir a corrente que passa por elas! dessa forma devemos evitar a malha inferior esquerda com a fonte de corrente de 25mA e a fonte de corrente dependente de .
Resposta
a) 9 equações
b) 4 equações
c) 4 equações
d) Malha com a fonte de corrente de 25mA, malha com fonte de corrente dependente de .