Elabore um problema, incluindo a solução, para ajudar outros estudantes a entender melhor a lei de Kirchhoff para correntes (LKC). Elabore-o especificando os valores de i a , i b e I c mostrados na figura 2.72 e solicite aos estudantes para calcular os valores de i 1 , i 2 e i 3 . Procure especificar valores reais de corrente.

Passo 1

Bom, pra elaborar um problema com esse formato, vamos simplesmente escolher valores para i a , i b e i c e depois resolver com esses valores!

Vamos escolher aqui i a = 4 A , i b = 9 A e i c = 1 A . Daí, vamos nos nózinhos analisando, sabendo que o total de corrente que entra em um nó tem que ser igual à corrente que sai. Essa é a lei de Kirchoff para correntes!

Passo 2

Vamos começar pela divisão de i b , que se divide em i 1   e i a .

i b = i 1 + i a

Substituindo os valores,

9 A = i 1 + 4 A

Assim,

i 1 = 5 A

Se formos pelo lado direito, vamos ver que i a e i 3 se juntam para formar i c .

i a + i 3 = i c

4 A + i 3 = + 1 A

i 3 = - 3 A

Por fim, vemos que i c se divide em i 2 e i b .

i c = i 2 + i b

1 A = i 2 + 9 A

i 2 = - 8 A

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Obtenha v_1 a v_3 no circuito da figura 2.81 .
Para o circuito da figura 2.77 , use a LKC para encontrar as correntes nos ramos I 1 a I 4 .
Encontre v 1 e a potência entregue ao resistor de 8 Ω.
Para o circuito mostrado na Figura P4.1, determine o número de: (a) ramos, (b) ramos em que a corrente é desconhecida, (c) ramos essenciais,(d) ramos essenciais em que a corrente é desconhecida, (e) n
a) Quantas partes separadas tem o circuito da Figura P4.5?b) Quantos nós?c) Quantos ramos existem?d) Suponha que o nó inferior em cada parte do circuito seja unido por um único condutor. Repita os cál