Enunciado

Substitua tudo, exceto o resistor de 4Ω pelo seu circuito equivalente de Thévenin e use o resultado para calcular o i .

Passo 1

Falaaa, galerinha!!! Vamos mandar ver nessa questão 😉.

Dá uma olhadinha no circuito. Ele quer que achemos circuito equivalente de Thévenin sem mexer no resistor de 4Ω. Agora, que já sabemos o que a questão nos pede, vamos mandar ver!

Como não devemos mexer no resistor de 4Ω, vamos deixar o circuito em aberto nessa parte e definir uma tensão que chamaremos de v . Beleza! Vamos pensar um pouquinho... Se essa tensão v é a que está chegando nesse terminal em aberto, então podemos dizer que é a mesma tensão do nó a. E, também podemos dizer que a tensão do nó a é a mesma do nó b??? SIM!

Depois de termos isso em mente, vamos fazer LKC no nó b. percebeu que a corrente que saiu do terminal negativo do Amp. Op. É nula? Isso nos diz que a corrente que entra será a mesma que está saindo. Vamos lá!

Vamos começar analisando o resistor de 10Ω que está ligado ao terra.

i y = v 10

Agora o outro resistor de 10Ω. Preste atenção que ele estão ligado a outro nó, o nó c, então teremos que fazer diferença de tensão.

i y = v x - v 10

Se, i y =   i y ,   então:

v 10 = v x - v 10

v x = 2 v

Maravilha! Já temos a primeira equação 🤩.

Passo 2

Está indo muito bem! Vamos continuar assim!

Vamos definir mais algumas coisas no circuito... Olha só, definimos mais um nó, o nó e, o qual está ligado a fonte de tensão de 6V, logo ele também valerá 6V.

Reparou que tem uma nova fonte de corrente circulando pelo circuito? A i x . Vamos entender o porquê dela percorrer quase todo o circuito. Se liga, a corrente que está entrando no terminal positivo é nula, então por LKC no nó a, a corrente que entra é a mesma que sai, assim, a corrente do resistor de 8Ω também será nula. Aí vc está se perguntando, o quê esse resistor está fazendo no circuito então?? Pois, nada kkkk ele não está causando nenhum efeito no nosso circuito. Massa, pessoal! Está indo muito bem. Vamos pensar mais um pouquinho... Se a corrente no resistor de 8Ω é nula, então a diferença de potencial de tensão é 0V, logo a tensão do nó d é igual a tensão do no a, o v .

Show de bola, agora que sabemos a tensão no nó d, podemos fazer a diferença de potencial de tensão no resistor de 16Ω e aplicar lei de Ohm para acharmos o i x . Bora lá!

i x = 6 - v 16

Eita! Também temos uma definição diferente para o i x , quando ele passa pelo resistor de 32Ω.

i x = v - v x 32

Se, i x =   i x ,   então:

6 - v 16 = v - v x 32

v x = 3 v - 12

Maravilha! Já temos a segunda equação 🤩. Como já temos as duas equações, iremos igualar e obter nosso v .

3 v - 12 = 2 v

v = V t h = 12 V

Passo 3

Maravilha! Agora, vamos achar o i t h por LKC no nó d. Vamos colocar um terra no nó a, assim, a tensão do resistor de 8Ω passará a ser v x .

Então:

i = i t h + i x

6 - v 16 = v x 8 + v x 32

12 - 2 v x = 4 v x + v x

v x = 12 7 V

Vamos substituir

i t h = 12 7 8

i t h = 12 56 A

Passo 4

Show de bola!!! Já estamos no finalzinho... pela lei de Ohm teremos:

R t h = V t h i t h

R t h = 12 12 56

R t h = 56 Ω

Resposta

R t h = 56 Ω

i t h = 12 56 A

V t h = 12 V

Exercícios de Livros Relacionados

96- Um conjunto de resistências é conectado a um resistor de carga R e uma bateria de 9V conforme mostrado na Figura 4.151 . ( a ) Determine o valor de R tal que V o = 1.8V ( b ) Calcule o valor de R
98- Para o Problema prático 4.18 , determine a corrente através do resistor de 40Ω e a potência dissipada pelo resistor.
26- Use transformação de fontes para determinar i o no circuito da Figura 4.94
23- Consultando a Figura 4.91 , use transformação de fontes para determinar a corrente e a potência no resistor de 8Ω .
24- Use transformação de fontes para determinar a tensão V x no circuito da Figura 4.92