Explique, com palavras apenas, como é o movimento de uma partícula confinada em um recipiente em rotação. Considere que o campo centrífugo é bem maior do que o campo gravitacional e que a velocidade angular do recipiente é constante.
Passo 1
Bora lá. Primeiro de tudo, o enunciado fala pra considerar que campo centrífugo é bem maior do que o campo gravitacional, daí, é como se o campo gravitacional nem existisse, podemos desprezá-lo.
Temos que olhar para todas as componentes do movimento da partícula. Para esses casos de rotação, é conveniente pensarmos em coordenadas cilíndricas. Podemos dividir o movimento da partícula em:
- Movimento na direção do escoamento
- Movimento na direção do campo
O que vimos na teoria é que:
- Na direção do escoamento do fluido, a partícula caminha com a mesma velocidade que o fluido. Como o movimento do fluido é na direção angular, podemos dizer que:
- Já na direção do campo centrífugo, que aponta para fora sempre e no sentindo radial, vimos que a partícula caminha com velocidade terminal.
Já no terceiro eixo das coordenadas cilíndricas, eixo Z, do comprimento, NÃO há movimento da partícula pois não há nenhuma força motriz para tal.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)