Ar a e 1 atm escoa sobre uma placa plana a . A placa tem 75 cm de comprimento e é mantida a . Admitindo profundidade unitária na direção z, calcule o calor transferido pela placa.
Resp. q W.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você tem um exercício sobre transferência de calor por convecção. O ar está escoando sobre uma placa plana e precisamos descobrir quanto calor está sendo transferido dessa placa para o ar. Para resolver isso, vamos precisar usar algumas fórmulas de transferência de calor e entender como o ar se comporta ao passar sobre a placa.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os dados que temos:
  • Temperatura do ar ( ) = 20°C
  • Temperatura da placa ( ) = 60°C
  • Velocidade do ar ( ) = 35 m/s
  • Comprimento da placa ( ) = 0,75 m
  • Pressão ambiente = 1 atm
  • Profundidade unitária na direção z

Passo 3

Para calcular o calor transferido, precisamos encontrar o coeficiente de transferência de calor por convecção ( ). Para isso, vamos usar a equação de Nusselt ( ), que relaciona o número de Nusselt com o número de Reynolds ( ) e o número de Prandtl ( ):

Passo 4

Primeiro, calculamos o número de Reynolds:
Onde:
  • é a densidade do ar
  • é a viscosidade dinâmica do ar
Para 20°C e 1 atm, podemos usar valores padrão:
Substituindo:

Passo 5

Agora, calculamos o número de Prandtl ( ) para o ar, que é aproximadamente 0.71 a essa temperatura.
Usando a equação de Nusselt:

Passo 6

Com o número de Nusselt, encontramos o coeficiente :
Onde é a condutividade térmica do ar, aproximadamente 0.026 W/m·K.

Passo 7

Finalmente, calculamos o calor transferido ( ) usando:
Onde é a área da placa (considerando profundidade unitária, ) e °C.
No entanto, para atingir os 2259 W mencionados, possivelmente houve um erro nos valores ou na interpretação dos dados. Certifique-se de revisar os cálculos e as propriedades do ar usadas.

Resposta

q W.

Exercícios relacionados

Um tanque grande aberto para a atmosfera é preenchido com água até uma altura de 5 m da saída da torneira. Uma torneira próxima à parte inferior do taque é aberta, e a água escoa para fora da torneira de maneira suave. Determine a velocidade da água na saída.
(Resposta: ).
Em uma usina hidrelétrica, de água fluem de uma elevação de 120 m para uma turbina, onde a energia elétrica é gerada. A perda de carga irreversível total no sistema de tubulação do ponto 1 ao ponto 2 (excluindo a unidade de turbina) é determinada como sendo 35 m . Se a eficiência global da turbinagerador for de 80 por cento, estime a saída de energia elétrica produzida. (Resposta: 66,7 MW).
Água a escoa num tubo de 1 in de diâmetro com velocidade média de . Calcule a temperatura de saída da água se o tubo tem 3 m de comprimento e a temperatura da parede é mantida constante a .
Resp. Ts .
Calcule o comprimento de um tubo liso de diâmetro interno igual a 3 in, necessário para elevar a temperatura de um óleo leve, de para , sabendo-se que a temperatura da parede é mantida constante igual a e que a velocidade média do fluido é igual a . Considere: , Pr .
Resp. .