Abaixo são mostrados quatro gráficos de velocidade versus tempo. Para cada: Desenhe o gráfico posição versus tempo correspondente. Forneça uma descrição escrita da moção. Suponha que o movimento ocorra ao longo de uma linha horizontal e que .

Passo 1

Primeiro, precisamos entender o que o exercício está pedindo. Temos quatro gráficos de velocidade versus tempo e precisamos transformar cada um deles em um gráfico de posição versus tempo. Além disso, devemos descrever como o objeto está se movendo. Vamos usar conceitos de cinemática, especificamente a relação entre velocidade e posição.

Passo 2

O gráfico de posição versus tempo pode ser obtido calculando a área sob a curva do gráfico de velocidade versus tempo. Essa área representa o deslocamento do objeto ao longo do tempo.

Passo 3

Para cada gráfico de velocidade versus tempo:
  1. Identifique as diferentes seções do gráfico (por exemplo, retas, curvas, áreas positivas ou negativas).
  2. Calcule a área sob a curva para encontrar o deslocamento em cada intervalo de tempo.
  3. Some os deslocamentos acumulados para obter a posição final em cada instante de tempo.

Passo 4

Desenhe o gráfico de posição versus tempo usando os valores de deslocamento calculados. O gráfico resultante mostrará como a posição do objeto varia ao longo do tempo com base na sua velocidade.

Passo 5

Descreva a moção do objeto:
  • Se a velocidade for constante, o gráfico de posição será uma linha reta com inclinação constante.
  • Se a velocidade aumentar ou diminuir, o gráfico de posição será uma curva que reflete a aceleração ou desaceleração do objeto.
  • Se a velocidade for negativa, o objeto está se movendo na direção oposta.

Resposta

Para cada gráfico de velocidade versus tempo fornecido, desenhei o correspondente gráfico de posição versus tempo e descrevi a moção do objeto com base nas variações de velocidade observadas.

Exercícios relacionados

Uma pequena bola rola horizontalmente até a borda de uma mesa de uma altura e cai no chão. Qual é a velocidade da bola no instante em que ela chega à borda da mesa?
. Um avião está mergulhando com um ângulo abaixo da horizontal, a uma velocidade de módulo , quando o piloto libera um chamariz (figura abaixo). A distância horizontal entre o ponto de lançamento e o ponto no qual o chamariz se choca com o solo é . (a) Quanto tempo o chamariz passou no ar? (b) De que altura foi lançado?
Esboce gráficos de posição versus tempo para os seguintes movimentos. Incluir escalas numéricas apropriadas ao longo de ambos os eixos. Uma pequena quantidade de cálculo pode ser necessária. Um paraquedista abre seu paraquedas a uma altitude de 1.500 m . Ela então desce lentamente até a Terra a uma velocidade constante de . Comece seu gráfico quando o paraquedas dela abrir.
No instante em que o sinal de trânsito fica verde, um automóvel parte com uma aceleração de módulo . No mesmo instante um caminhão, trafegando com uma velocidade constante , alcança e ultrapassa o automóvel. Qual será a velocidade do automóvel nesse instante?
55P. Está pingando água dos furos de um chuveiro em cima do piso 200 cm abaixo. As gotas caem em intervalos regulares (iguais) de tempo, com a primeira gota batendo no piso no instante em que a quarta gota começa a cair. Ache as posições em que se encontravam a segunda e a terceira gotas quando a primeira gota bateu no piso.
Um balão de ar quente está subindo a taxa de e está 80 m acima do chão quando se solta um pacote pela lateral. Com que velocidade ele bate no chão?
61P. Um elevador sem teto está subindo com uma velocidade constante de . Um garoto no elevador dispara uma bala para cima bem na direção vertical, de uma altura de acima do piso do elevador, exatamente quando o piso do elevador está a 28 m acima do chão. A velocidade inicial da bala em relação ao elevador e de . (a) Qual a altura máxima acima do chão que a bala alcança? (b) Quanto tempo a bala leva para voltar para o piso do elevador?