Ao abrir um circuito elétrico, a medição da diferença de potencial elétrico no ponto de abertura será zero.
Passo 1
Então, galera, vamos dar uma olhada nessa questão: “Ao abrir um circuito elétrico, a medição da diferença de potencial elétrico no ponto de abertura será zero.” Isso está relacionado ao conteúdo de Circuitos Elétricos, especificamente sobre o comportamento da tensão (diferença de potencial) quando o circuito está aberto. Para resolver isso, vamos precisar entender o que acontece com a corrente e a tensão quando interrompemos um circuito.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que significa abrir um circuito. Abrir um circuito significa que há uma interrupção no caminho pelo qual a corrente elétrica flui. Isso pode ser feito, por exemplo, abrindo um interruptor.
Passo 3
Quando o circuito está aberto, a corrente que circulava antes da abertura para de fluir porque o caminho está interrompido. A corrente elétrica (
) é interrompida, ou seja,
.
Passo 4
Agora, vamos falar sobre a diferença de potencial elétrico (
). A diferença de potencial é o “empurrão” que faz a corrente fluir no circuito. Quando o circuito está fechado (sem abrir), essa diferença de potencial está distribuída pelos componentes do circuito, como resistores.
Passo 5
Mas quando abrimos o circuito, a corrente para (
), e de acordo com a Lei de Ohm (
), se a corrente é zero, então a diferença de potencial através dos componentes que dependem da corrente também muda.
Passo 6
No ponto de abertura, como a corrente é interrompida, a diferença de potencial não necessariamente será zero. Na verdade, a tensão medida no ponto de abertura dependerá da fonte de tensão e dos demais elementos do circuito.
Resposta
Portanto, a afirmação “Ao abrir um circuito elétrico, a medição da diferença de potencial elétrico no ponto de abertura será zero” não é correta. Na verdade, a diferença de potencial no ponto de abertura pode ser igual à tensão da fonte, já que não há corrente fluindo no circuito aberto.