O acetato de etila é um éster muito usado como solvente de vernizes. Em um recipiente de um litro, foram misturados um mol de acetato de etila e um mol de água. Os compostos reagiram produzindo etanol e ácido, de acordo com a equação:
Depois de algum tempo, o sistema atingiu o equilíbrio; o número de mols de éster medido foi de 0,66. 0 valor, aproximado, da constante de equilíbrio é:

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você tem um exercício de química sobre equilíbrio químico. A gente vai calcular a constante de equilíbrio dessa reação, usando os dados que você forneceu: 1 mol de acetato de etila e 1 mol de água em um litro, e no equilíbrio, sobraram 0,66 mol de éster. Para resolver isso, vamos precisar entender como montar uma tabela de equilíbrio e usar a fórmula da constante de equilíbrio ( ).

Passo 2

Primeiro, vamos escrever a equação balanceada da reação:
Isso significa que 1 mol de acetato de etila reage com 1 mol de água para formar 1 mol de etanol e 1 mol de ácido acético.

Passo 3

Vamos montar uma tabela ICE (Inicial, Mudança, Equilíbrio) para organizar as informações:
Componente Inicial (mol) Mudança (mol) Equilíbrio (mol)
1
1
0
0
Aqui, representa a quantidade de mols que reagiram para formar os produtos até o equilíbrio.

Passo 4

Sabemos que no equilíbrio, a quantidade de éster ( ) é 0,66 mol. Então:
Isso significa que 0,34 mol de acetato de etila reagiram.

Passo 5

Agora, vamos substituir o valor de na tabela ICE para encontrar as concentrações no equilíbrio:
  • :
  • :
  • :
  • :

Passo 6

A constante de equilíbrio ( ) é definida pela fórmula:
Onde os colchetes representam as concentrações no equilíbrio.

Passo 7

Agora, vamos substituir os valores que encontramos:

Resposta

A constante de equilíbrio ( ) aproximada é 0,27.

Exercícios relacionados

Para a reação , as pressões parciais de e são, respectivamente, e . A pressão total do sistema é de . Calcule a constante de equilíbrio em função das pressões parciais para esta reação.
Suponha a síntese a seguir:

Se as pressões iniciais de A (g) e B (g) forem, respectivamente, 3 atm e 2 atm, a pressão total, no equilíbrio, será 4,2 atm. Nas condições indicadas, aponte as alternativas corretas:
( ) A reação não pode atingir o equilíbrio;
( ) A pressão de A (g), no equilíbrio, será 2,2 atm;
( ) A pressão de AB (g), no equilíbrio será 2,2 atm.
( ) O grau de dissociação será em relação a B.
( ) A pressão de B (g), no equilíbrio, será 0,8 atm.
A rapidez com que ocorre uma reação química depende de:
I. Número de colisões efetivas entre os reagentes.
II. Energia suficiente para promover o rearranjo dos átomos.
III. Orientação favorável das moléculas.
IV. Formação de um complexo ativado.
a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II, III e IV
Foi adicionado de magnésio metálico a uma solução diluída de ácido clorídrico. Após 10 s, restou de magnésio sem reagir. A interação ocorreu segundo a reação:
Qual é a velocidade média aproximada dessa reação no intervalo de tempo de 10 s, expressa em mol/s? Dado: .