A rapidez com que ocorre uma reação química depende de:
I. Número de colisões efetivas entre os reagentes.
II. Energia suficiente para promover o rearranjo dos átomos.
III. Orientação favorável das moléculas.
IV. Formação de um complexo ativado.
a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II, III e IV

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pergunta sobre os fatores que influenciam a rapidez de uma reação química. O conteúdo aqui é Química, especificamente Cinética Química, que estuda como e por que as reações ocorrem a determinadas velocidades. Para resolver, precisamos entender cada um dos fatores listados e ver quais realmente afetam a velocidade da reação.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o número de colisões efetivas entre os reagentes (I). Na cinética química, isso significa quantas vezes as partículas dos reagentes se chocam de maneira que possa levar à formação dos produtos. Quanto mais colisões efetivas, mais rápida será a reação.

Passo 3

Segundo, a energia suficiente para promover o rearranjo dos átomos (II) é crucial. Essa energia é conhecida como energia de ativação ( ). Sem essa energia, as moléculas não conseguem superar a barreira para formar os produtos.

Passo 4

Terceiro, a orientação favorável das moléculas (III) também conta. Mesmo que as moléculas colidam com energia suficiente, elas precisam estar alinhadas de uma maneira que permita a reação ocorrer. Se estiverem na orientação errada, a reação não acontece.

Passo 5

Por último, a formação de um complexo ativado (IV) é parte do processo de reação. Esse complexo é um estado intermediário onde as moléculas estão temporariamente ligadas antes de se transformarem nos produtos finais.

Resposta

Todas as opções I, II, III e IV influenciam a rapidez de uma reação química. Portanto, a resposta correta é:
d) I, II, III e IV

Exercícios relacionados

O acetato de etila é um éster muito usado como solvente de vernizes. Em um recipiente de um litro, foram misturados um mol de acetato de etila e um mol de água. Os compostos reagiram produzindo etanol e ácido, de acordo com a equação:
Depois de algum tempo, o sistema atingiu o equilíbrio; o número de mols de éster medido foi de 0,66. 0 valor, aproximado, da constante de equilíbrio é:
Para a reação , as pressões parciais de e são, respectivamente, e . A pressão total do sistema é de . Calcule a constante de equilíbrio em função das pressões parciais para esta reação.
Foi adicionado de magnésio metálico a uma solução diluída de ácido clorídrico. Após 10 s, restou de magnésio sem reagir. A interação ocorreu segundo a reação:
Qual é a velocidade média aproximada dessa reação no intervalo de tempo de 10 s, expressa em mol/s? Dado: .
Segundo a devem ocorrer colisões efetivas entre os reagentes para a formação dos produtos. Além disso, existe uma suficiente para romper as ligações químicas dos reagentes e formar um , que é um estado intermediário antes da formação dos produtos. As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:
a) variação de entalpia, energia cinética e catalisador.
b) teoria das colisões, energia de ativação e complexo ativado.
c) velocidade da reação, entalpia e inibidor.
d) pressão parcial, entropia e substrato.