Foi adicionado de magnésio metálico a uma solução diluída de ácido clorídrico. Após 10 s, restou de magnésio sem reagir. A interação ocorreu segundo a reação:
Qual é a velocidade média aproximada dessa reação no intervalo de tempo de 10 s, expressa em mol/s? Dado: .

Passo 1

Vamos resumir o que a questão está pedindo. A gente tem de magnésio ( ) que reage com ácido clorídrico ( ) durante 10 segundos. Após esse tempo, restam de que não reagiu. A reação química é:
Queremos encontrar a velocidade média dessa reação em mol/s. Para isso, vamos precisar entender como calcular a velocidade de uma reação química e usar a massa molar do magnésio, que é .

Passo 2

Primeiro, vamos descobrir quanta massa de reagiu. Começamos com e sobraram . Então, a massa que reagiu é:

Passo 3

Agora, vamos converter essa massa de que reagiu para mol. Sabemos que a massa molar do é . A quantidade de mols é:

Passo 4

A velocidade média da reação é definida como a quantidade de mols reagidos por unidade de tempo. Sabemos que essa quantidade de reagiu em 10 segundos. Então, a velocidade média ( ) é:

Resposta

A velocidade média da reação é aproximadamente .

Exercícios relacionados

A rapidez com que ocorre uma reação química depende de:
I. Número de colisões efetivas entre os reagentes.
II. Energia suficiente para promover o rearranjo dos átomos.
III. Orientação favorável das moléculas.
IV. Formação de um complexo ativado.
a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II, III e IV
O acetato de etila é um éster muito usado como solvente de vernizes. Em um recipiente de um litro, foram misturados um mol de acetato de etila e um mol de água. Os compostos reagiram produzindo etanol e ácido, de acordo com a equação:
Depois de algum tempo, o sistema atingiu o equilíbrio; o número de mols de éster medido foi de 0,66. 0 valor, aproximado, da constante de equilíbrio é:
Segundo a devem ocorrer colisões efetivas entre os reagentes para a formação dos produtos. Além disso, existe uma suficiente para romper as ligações químicas dos reagentes e formar um , que é um estado intermediário antes da formação dos produtos. As palavras que preenchem corretamente as lacunas são, respectivamente:
a) variação de entalpia, energia cinética e catalisador.
b) teoria das colisões, energia de ativação e complexo ativado.
c) velocidade da reação, entalpia e inibidor.
d) pressão parcial, entropia e substrato.
O dióxido de carbono é um gás formado pela reação entre os gases monóxido de carbono e oxigênio, conforme a equação química abaixo.
Sabendo-se que em 5 minutos de reação foram consumidos de CO, qual a taxa de desenvolvimento da reação de acordo com o consumo de ?