Ache a expressões
e
. Particularize o resultado para um gás ideal.
Passo 1
Vamos dar uma olhada no que o exercício está pedindo. Precisamos encontrar as expressões para
e
, e depois aplicar esses resultados a um gás ideal. Vamos precisar entender um pouco de termodinâmica, especialmente como a energia interna
depende das variáveis de estado como volume
, pressão
e temperatura
.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que, na termodinâmica, a energia interna
é uma função de estado que pode depender de várias variáveis, como volume
e temperatura
. Para encontrar as derivadas parciais de
em relação a
, mantendo
ou
constantes, precisamos usar relações termodinâmicas adequadas.
Passo 3
Vamos começar encontrando
. Para isso, usamos a relação fundamental de termodinâmica:
No caso de um gás ideal, a energia interna
depende apenas da temperatura
, ou seja,
.
Passo 4
Agora, vamos encontrar
. Para isso, podemos usar uma relação de Maxwell ou outras identidades termodinâmicas, mas para simplificar, sabemos que em um gás ideal,
depende apenas de
. Portanto, ao manter a pressão
constante, qualquer variação de volume
implica uma variação na temperatura
, mas ainda assim
será zero para um gás ideal.
Resposta
Para um gás ideal, temos:
Exercícios relacionados
Quando Marte está mais próximo da Terra, a distância que separa os dois planetas é de
. Marte é visto através de um telescópio cujo espelho tem um diâmetro de
. (A) Se o comprimento de onda da luz é 590 nm , qual é a resolução angular do telescópio?
7.63 Uma esquiadora parte com velocidade inicial desprezível do topo de uma esfera de neve com raio muito grande e sem atrito, desloca-se diretamente para baixo (Figura 7.38). Em que ponto ela perde o contato com a esfera e voa seguindo a direção da tangente? Ou seja, no momento em que ela perde o contato com a esfera, qual é o ângulo a entre a vertical e a linha que liga a esquiadora ao centro da esfera de neve?
Figura 7.38 Problema 7.63.
Numa experiência de duas fendas, considerando os processos de interferência e difração: (a) Qual deve ser a relação d/a entre a separação e o tamanho de duas fendas se o máximo central de difração contém exatamente 5 bandas de interferência?
Numa experiência de duas fendas, considerando os processos de interferência e difração: (b) Quantas bandas estảo contidas dentro do primeiro máximo de difração localizado a um dos lados do máximo central?