Água escoa por uma tubulação que tem diâmetro variável do ponto 1 para o ponto 2 , no ponto 1 a velocidade é de e no ponto 2 é de . A pressão no ponto 1 é de 3 atm e no ponto 2 é de 1 atm. Calcule o desnível (Z) entre os pontos 1 e 2 tornando como nível de referência o ponto 1 onde a cota é

Passo 1

Então, a gente tem um exercício de hidráulica onde a água está passando por uma tubulação que muda de diâmetro entre dois pontos, o ponto 1 e o ponto 2. No ponto 1, a velocidade da água é de e a pressão é de . No ponto 2, a velocidade aumenta para e a pressão diminui para . A gente precisa calcular a diferença de altitude ( ) entre esses dois pontos, considerando o ponto 1 como referência onde . Para resolver isso, vamos usar a equação de Bernoulli, que relaciona pressão, velocidade e altura em diferentes pontos de um fluido em escoamento.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a equação de Bernoulli, que é uma ferramenta fundamental na hidráulica para relacionar diferentes pontos em um fluido em movimento. A equação diz que, ao longo de uma linha de escoamento, a soma da pressão, da energia cinética e da energia potencial por unidade de volume é constante. Matematicamente, fica assim:
Onde:
  • é a pressão do fluido,
  • é a densidade do fluido,
  • é a velocidade do fluido,
  • é a aceleração da gravidade,
  • é a altura ou altitude.
Nosso objetivo é encontrar a diferença de altitude .

Passo 3

Vamos organizar a equação de Bernoulli para isolar :
Dividindo ambos os lados por :
Agora, precisamos inserir os valores fornecidos no problema.

Passo 4

Primeiro, vamos converter as pressões de atm para Pascals ( ), já que a unidade padrão no SI é o Pascal.
Sabemos que:
Então:
A densidade da água ( ) é aproximadamente , e .
Agora, substituindo esses valores na equação:

Passo 5

Vamos calcular cada parte separadamente:
  1. Diferença de pressão:
  1. Diferença de energia cinética:
Agora, somando as duas partes:

Resposta

A diferença de altitude entre os pontos 1 e 2 é de aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um reservatório esférico de polipropileno ( ) de 8 m de diâmetro interno e 15 cm de espessura é usado para armazenar água com gelo a . O reservatório está situado em uma sala cuja temperatura é . Os coeficientes de transferência de calor por convecção nas superfícies interna e externa do tanque são e , respectivamente. (Desconsidere os efeitos da transferência de calor por radiação) Desenhe o circuito térmico que representa a situação de transferência de calor descrita no problema indicando todas as resistências, temperaturas e taxas de transferência de calor (Deixe na forma simbólica).
Determinar a perda de carga distribuída em um escoamento de água ( Pa.s e ) com vazão num duto, com parede de ferro fundido, de seção circular com diâmetro e comprimento . (Resposta: lw = 25,2 m)
Um reservatório esférico de polipropileno ( ) de 8 m de diâmetro interno e 15 cm de espessura é usado para armazenar água com gelo a . O reservatório está situado em uma sala cuja temperatura é . Os coeficientes de transferência de calor por convecção nas superfícies interna e externa do tanque são e , respectivamente. (Desconsidere os efeitos da transferência de calor por radiação) Determine a quantidade de gelo que derrete durante o período de 1 hora. Considere que o calor
Considere um escoamento de água com vazão de , num duto horizontal de ferro galvanizado de seção transversal circular com diâmetro de 10 cm . O duto tem comprimento de 300 m . Considerando e Pa.s, determine a perda de carga distribuída e a correspondente queda de pressão no duto. (Resposta: e delta .)