Um reservatório esférico de polipropileno ( ) de 8 m de diâmetro interno e 15 cm de espessura é usado para armazenar água com gelo a . O reservatório está situado em uma sala cuja temperatura é . Os coeficientes de transferência de calor por convecção nas superfícies interna e externa do tanque são e , respectivamente. (Desconsidere os efeitos da transferência de calor por radiação) Determine a quantidade de gelo que derrete durante o período de 1 hora. Considere que o calor

Passo 1

Beleza, vamos começar entendendo o que o exercício está pedindo. Temos um reservatório esférico de polipropileno que está armazenando água com gelo a 0°C. Esse reservatório está colocado em uma sala a 25°C. Queremos descobrir quanto gelo vai derreter em 1 hora devido à transferência de calor entre o ambiente e o gelo. Para resolver isso, vamos usar conceitos de transferência de calor por condução e convecção.

Passo 2

Primeiro, precisamos identificar as propriedades do reservatório e as condições dadas:
  • Diâmetro interno: 8 m, então o raio interno (r_i) é 4 m.
  • Espessura: 15 cm (0,15 m), então o raio externo (r_o) é 4 m + 0,15 m = 4,15 m.
  • Condutividade térmica do polipropileno (k): 0,25 W/(m·K).
  • Temperaturas:
    • Interna (T_i): 0°C
    • Externa (T_o): 25°C
  • Coeficientes de transferência de calor por convecção:
    • Interna (h_i): 60 W/(m²·K)
    • Externa (h_o): 10 W/(m²·K)
  • Tempo (t): 1 hora = 3600 segundos.

Passo 3

Vamos calcular as áreas das superfícies interna e externa do reservatório, pois elas são necessárias para determinar a resistência térmica por convecção.
A área de uma esfera é dada por A = 4πr².
  • Área interna (A_i):
    ²²
  • Área externa (A_o):
    ²²

Passo 4

Agora, vamos calcular as resistências térmicas para cada modo de transferência de calor:
  1. Resistência por convecção interna (R_ci):
  2. Resistência por condução através do reservatório (R_cond):
    Para condução em uma esfera, a resistência é:
    Calculando o logaritmo natural:
    Então:
  3. Resistência por convecção externa (R_co):

Passo 5

Vamos somar todas as resistências para obter a resistência térmica total (R_total):
Substituindo os valores calculados:
Calculando isso, considerando π ≈ 3,1416:
Então:

Passo 6

Com a resistência térmica total, podemos calcular a taxa de transferência de calor (Q/t):
Agora, para encontrar a quantidade total de calor transferido em 1 hora (3600 s):

Passo 7

Finalmente, vamos determinar a massa de gelo derretido usando a relação entre o calor e a massa:
Onde é o calor latente de fusão do gelo, aproximadamente .
Reorganizando para encontrar :

Resposta

Aproximadamente 22,5 kg de gelo derretem durante o período de 1 hora.

Exercícios relacionados

Água escoa por uma tubulação que tem diâmetro variável do ponto 1 para o ponto 2 , no ponto 1 a velocidade é de e no ponto 2 é de . A pressão no ponto 1 é de 3 atm e no ponto 2 é de 1 atm. Calcule o desnível (Z) entre os pontos 1 e 2 tornando como nível de referência o ponto 1 onde a cota é
Um reservatório esférico de polipropileno ( ) de 8 m de diâmetro interno e 15 cm de espessura é usado para armazenar água com gelo a . O reservatório está situado em uma sala cuja temperatura é . Os coeficientes de transferência de calor por convecção nas superfícies interna e externa do tanque são e , respectivamente. (Desconsidere os efeitos da transferência de calor por radiação) Desenhe o circuito térmico que representa a situação de transferência de calor descrita no problema indicando todas as resistências, temperaturas e taxas de transferência de calor (Deixe na forma simbólica).
Considere um escoamento de água com vazão de , num duto horizontal de ferro galvanizado de seção transversal circular com diâmetro de 10 cm . O duto tem comprimento de 300 m . Considerando e Pa.s, determine a perda de carga distribuída e a correspondente queda de pressão no duto. (Resposta: e delta .)
Água quente a uma temperatura média de flui através da seção interna de um tubo de aço galvanizado ( ) de 5 m de comprimento cujos diâmetros interno e externo são 5 cm e 6 cm , respectivamente. Sobre a superfície externa do tubo, é acrescentada uma camada de isolante com espessura de 1 cm , cuja emissividade é 0,7 , de forma a garantir uma temperatura superficial segura para o toque de . A superfície externa da camada de isolante está exposta ao ar frio de no porão, com coeficiente de transferência de calor de . Considere que as paredes do porão também estão com . Determine a condutividade térmica do isolante utilizado.