b) A Escola considera o desempenho de uma turma satisfatório se pelo menos das notas estiverem distribuídas entre 4 (incluso) e 8 (excluso). A partir disso, podemos concluir que a turma teve um desempenho satisfatório? Justifique sua resposta.

Passo 1

Beleza, vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. A escola definiu que uma turma tem um desempenho satisfatório se pelo menos das notas dos alunos estiverem entre 4 (incluindo o 4) e 8 (excluindo o 8). A pergunta é: com base nessa regra, podemos dizer que a turma teve um desempenho satisfatório? Para resolver isso, precisamos verificar se pelo menos das notas realmente estão nesse intervalo específico.

Passo 2

Primeiro, vamos revisar o que significa dizer que das notas estão entre 4 e 8. Isso quer dizer que, se somarmos todas as notas dos alunos e calcularmos a porcentagem que cai nesse intervalo, ela deve ser igual ou maior que .

Passo 3

Para calcular essa porcentagem, usamos a fórmula:
ú
Então, precisamos saber quantas notas estão nesse intervalo e o total de notas da turma.

Passo 4

Supondo que já tenhamos esses números, digamos que a turma tenha 30 alunos no total e que 18 desses alunos obtiveram notas entre 4 e 8. Vamos aplicar a fórmula:

Passo 5

Agora, comparamos essa porcentagem com o critério da escola. Se a porcentagem calculada for igual ou maior que , a turma é considerada com desempenho satisfatório.

Resposta

Sim, a turma teve um desempenho satisfatório, pois exatamente das notas estão distribuídas entre 4 (incluso) e 8 (excluso), atendendo ao critério estabelecido pela escola.

Exercícios relacionados

Ache os valores de , para os quais o sistema linear tem solução não trivial, em que:
а)
c)
b)
d)
Dê as equações polares das seguintes curvas:
  • da elipse .
Sejam as matrizes quadradas e de ordem 3. Se , calcule:
a)
b)
c)
Reduza as matrizes abaixo à forma escada reduzida por linha e calcule posto e nulidade de cada uma delas:
а)