Uma bala de 30 g é disparada com velocidade horizontal de e fica acoplada no bloco B que tem massa de 3 kg. Depois do impacto, o bloco B desliza sobre o transportador C de 30 kg até colidir no final do transportador C. Sabendo que o impacto entre B e C é perfeitamente elástico e que o coeficiente de atrito cinético entre B e C é , determine:
(b) a velocidade final do transportador C.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o problema está pedindo. Temos uma bala de 30 g (0,03 kg) que é disparada com uma velocidade horizontal de e fica presa em um bloco B de massa 3 kg. Depois, esse bloco B desliza sobre um transportador C de massa 30 kg até colidir com ele. A colisão entre B e C é perfeitamente elástica, e o coeficiente de atrito cinético entre B e C é . Precisamos encontrar a velocidade final do transportador C após a colisão. Para resolver isso, vamos usar conceitos de conservação de momento e energia em colisões elásticas.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a velocidade do bloco B imediatamente após a bala se acoplar a ele. Isso envolve a conservação do momento antes e depois da colisão entre a bala e o bloco B.
A massa total após a colisão é:
Aplicando a conservação do momento:

Passo 3

Agora, precisamos considerar a colisão perfeitamente elástica entre o bloco B (já com a bala) e o transportador C. Em uma colisão perfeitamente elástica, tanto o momento quanto a energia cinética são conservados.
As massas são:
As velocidades antes da colisão são:
As fórmulas para velocidades pós-colisão em uma colisão perfeitamente elástica são:
Como , simplificamos:

Passo 4

Por fim, devemos considerar o efeito do atrito cinético entre o bloco B e o transportador C. No entanto, como o problema pede a velocidade final do transportador C imediatamente após a colisão, o atrito ainda não teve tempo de influenciar a velocidade nesse instante específico. Portanto, a velocidade final do transportador C é a velocidade resultante da colisão perfeitamente elástica.

Resposta

A velocidade final do transportador C é aproximadamente .

Exercícios relacionados

A NASA lança uma aeronave de gravidade reduzida em um vôo elíptico para treinar astronautas em um ambiente de microgravidade. O avião está sendo rastreado por um radar localizado em . Quando o avião está próximo ao final de sua trajetória, como mostrado, os valores da estação de rastreamento por radar são: e . No instante mostrado, determine a força exercida sobre o piloto de 80 kg.
Um cavaleiro com massa desliza sobre um trilho de ar horizontal sem atrito em um laboratório de física. Ele está ligado a um peso de laboratório de massa por um fio leve, flexível e não deformável, que passa sobre uma polia estacionária e sem atrito. Calcule a aceleração de cada corpo e a tensão no fio.
O subsatélite B de 2 kg tem uma velocidade inicial . Ele está conectado ao satélite base A de 20 kg por uma corda espacial de 500 m. Determine a velocidade do satélite base e do subsatélite imediatamente após a corda ficar esticada.
Um carro de montanha-russa de parte do repouso no ponto 1 a 40 de altura e se move sem atrito ao longo do trilho mostrado. (a) Determine a força exercida pela pista sobre o carro no ponto 2, onde o raio de curvatura da pista é .