Bate-se com um martelo numa das extremidades de uma barra longa de alumínio. Uma pessoa cujo ouvido está na outra extremidade escuta o som duas vezes com um intervalo de 120 ms . Qual é o comprimento da barra ? Dados: para o alumínio a
(A) (a) (b) ; (B) (a) (b) 60 m ;
©(a) (b) ; (D) (a) (b)

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão fala sobre uma barra longa de alumínio onde alguém bate numa das extremidades com um martelo, e a pessoa no outro extremo ouve o som duas vezes com um intervalo de 120 milissegundos. Queremos descobrir qual é o comprimento dessa barra. Para resolver isso, vamos usar conceitos de cinemática do som e reflexão das ondas sonoras.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que está acontecendo. Quando a pessoa bate na barra com o martelo, uma onda sonora viaja pela barra até o outro extremo. Quando essa onda chega lá, ela reflete e volta para o ponto de origem. Isso explica por que a pessoa ouve o som duas vezes.

Passo 3

Sabemos que a velocidade do som no alumínio é . O intervalo de tempo entre os dois sons é de , que convertido para segundos fica .

Passo 4

Agora, vamos relacionar o tempo com a distância que a onda percorre. A onda faz uma viagem de ida e volta, então a distância total percorrida é , onde é o comprimento da barra. A fórmula que relaciona tempo, velocidade e distância é:

Passo 5

Queremos encontrar o comprimento . Então, vamos isolar na equação:

Passo 6

Substituindo os valores conhecidos na fórmula:

Resposta

O comprimento da barra é de 385,2 metros.

Exercícios relacionados

Derive as funções dos exercícos 6. a 16. (se for conveniente, use derivação logarítmica)
Um corpo preso a uma certa mola horizontal, oscila com o período de T . Se o mesmo corpo for pendurado na mesma mola, na vertical, a elongação da mola quando o corpo estiver pendurado em equilíbrio, será :
(a) ;
(b)
© ;
(d) ;
(e) Nenhuma das afirmações anteriores.
Um frasco de vidro foi graduado em a . Coloca-se dentro do frasco um líquido a 200 C até atingir a marca de . Quando o conjunto é aquecido até , observa-se que o líquido atinge a marca de . Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do vidro é , calcule o coeficiente de dilatação cúbica real do líquido e o volume real do líquido a .
Tem-se 5 mols de moléculas de um gás ideal ocupando inicialmente o volume de e exercendo pressão de . A partir desse estado, o gás se expande isotermicamente, até ocupar o volume de . Determine:
O trabalho realizado pelo gás no processo