Uma bobina de num circuito de sintonia entra em ressonância em . Qual a sua reatância indutiva nesta frequência?

Passo 1

Vamos entender o que está sendo pedido. Temos uma bobina com indutância de em um circuito de sintonia que entra em ressonância a uma frequência de . Queremos descobrir qual é a reatância indutiva dessa bobina nessa frequência. Para resolver, vamos precisar da fórmula que relaciona a reatância indutiva com a frequência e a indutância.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula para a reatância indutiva ( ):
Onde:
  • é a frequência (em Hz)
  • é a indutância (em Henries)

Passo 3

Vamos converter as unidades para o sistema internacional:
  • Indutância:
  • Frequência:

Passo 4

Substituindo os valores na fórmula:

Passo 5

Calculando:

Resposta

A reatância indutiva da bobina nessa frequência é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um circuito CA em série-paralelo tem dois ramos através da linha de alimentação de e . Um ramo tem uma resistência de em série com de . O outro ramo tem uma resistência de em série com de . Calcule e .
No campo estacionário de uma bobina de 500 espiras, calcule a tensão induzida produzida pelas seguintes variações de fluxo: (a) aumentando para em ; (b) diminuindo para em ; © 4000 linhas de fluxo aumentando para 5000 linhas em ; (d) constantes durante .
Uma bobina de choque de num circuito de filtro de uma fonte de alimentação funciona em . Calcule (a) sua reatância indutiva, (b) a corrente que passa pela bobina se a tensão através dela for de e © os valores de RMS, de pico e o valor médio dessa corrente.
Uma fonte de em é aplicada aos terminais de um alto-falante de e de indutância. Calcule a corrente e a potência consumidas.