Como Bohr explicou o aparecimento das linhas espectrais para o átomo de hidrogênio?

Passo 1

Beleza, vamos responder essa pergunta sobre como o Bohr explicou as linhas espectrais do átomo de hidrogênio. O assunto aqui é a Teoria do Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, e para resolver isso, vamos precisar entender conceitos como níveis de energia quantizados e transições eletrônicas.

Passo 2

Primeiro, imagine que o átomo de hidrogênio é composto por um próton no centro e um elétron girando ao redor dele. Segundo Bohr, o elétron pode só ocupar certos níveis de energia específicos, que a gente chama de níveis estacionários.

Passo 3

Agora, quando o elétron salta de um nível de energia mais alto para um mais baixo, ele libera energia na forma de luz. Essa luz tem uma frequência específica, que corresponde a uma cor específica no espectro. É por isso que vemos linhas espectrais distintas.

Passo 4

A fórmula que Bohr usou para calcular os níveis de energia é:
onde é o número quântico principal, que indica o nível de energia.

Passo 5

As linhas espectrais ocorrem porque cada transição de um nível para um nível libera uma energia que é igual à diferença entre esses níveis:
Essa energia liberada está diretamente relacionada à frequência da luz emitida pela relação:
onde é a constante de Planck e é a frequência da luz.

Resposta

Então, Bohr explicou as linhas espectrais do hidrogênio propondo que os elétrons só podem ocupar certos níveis de energia e que as linhas no espectro são resultado das transições desses elétrons entre esses níveis, emitindo energia em frequências específicas correspondentes às linhas observadas.

Exercícios relacionados

A linha mais proeminente no espectro de linhas do alumínio é encontrada em 396,15 nm. (b) Qual é a energia de um fóton com esse comprimento de onda?
Um fóton apresenta frequência de :
(b) Calcule a energia (em joules) desse fóton;
Quais dos seguintes conjuntos de números quânticos (citados na ordem ) são impossíveis a um elétron num átomo?
a) ;
b) ;
c) ;
d) ;
e)
Um átomo neutro de um elemento possui 2 elétrons , 8 elétrons elétrons e 2 elétrons N. A partir dessa informação forneça, se possível, as quantidades seguintes: © O número atômico;