Uma bolinha rola horizontalmente para fora do lado do tampo de uma mesa que está a uma altura de . Qual é a sua velocidade escalar no instante em que ela sai da mesa?
27P. Mostre que a altura máxima que um projétil alcança é

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa mostrar que a altura máxima que um projétil alcança é dada por . Para isso, vamos usar conceitos de cinemática e movimento de projétil, focando nas componentes vertical do movimento.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que quando lançamos um projétil com uma velocidade inicial em um ângulo em relação ao solo, a velocidade pode ser decomposta em duas partes:
  • Componente horizontal:
  • Componente vertical:

Passo 3

Focaremos na movimentação vertical, já que queremos encontrar a altura máxima. A altura máxima ocorre quando a velocidade vertical do projétil é zero, ou seja, no ponto mais alto da trajetória.

Passo 4

Vamos usar a equação da velocidade no movimento uniformemente variado (MUV):
Onde:
  • é a velocidade final (0 m/s no ponto mais alto)
  • é a velocidade inicial vertical
  • é a aceleração vertical (aqui, é a aceleração da gravidade, que é , pois atua para baixo)
  • é a variação de altura, que vamos chamar de

Passo 5

Substituindo os valores na equação:
Simplificando:

Passo 6

Agora, isolamos na equação:

Resposta

A altura máxima que o projétil alcança é .

Exercícios relacionados

Um astronauta é girado em uma centrífuga de raio .
a) Qual é a intensidade da velocidade se a aceleração é de 6,8g?
Você atira uma bola com velocidade escalar de num ângulo de acima da horizontal e diretamente para uma parede, como mostra a figura abaixo. A parede está a 21,8 m do ponto de onde a bola foi lançada.
d) Ela passou pela altura máxima da sua trajetória antes de atingir a parede?
No modelo de Bohr de um átomo de hidrogênio, um elétron gira em torno de um próton em uma órbita circular de raio , com uma velocidade de . Qual é a aceleração do elétron neste modelo do átomo de hidrogênio?
Descreve-se o movimento de um objeto que se move em linha reta num sistema de referência que está orientado da esquerda para a direita. O objeto está sujeito a uma aceleração constante para a direita igual a sendo que no instante o objeto possui uma velocidade de e está na posição -9 m .
a) Obtenha a equação horária do movimento e construa um gráfico.