Um bom lançador de beisebol pode arremessar uma bola a com uma rotação de 1800 rpm (revoluções por minuto, onde uma revolução é uma volta completa). Quantas revoluções a bola realiza até chegar à base principal, a 18 m do ponto de lançamento?

Passo 1

Vamos resumir o que a questão está pedindo e entender o que precisamos para resolver. Temos um lançador de beisebol que arremessa uma bola a uma velocidade de e com uma rotação de (revoluções por minuto). Queremos descobrir quantas vezes a bola gira até chegar na base principal, que está a de distância. Para isso, vamos precisar converter as unidades de velocidade e de rotação para que fiquem compatíveis e depois calcular o tempo que a bola leva para percorrer essa distância. Com o tempo, podemos descobrir quantas revoluções acontecem nesse período.

Passo 2

Primeiro, vamos converter a velocidade da bola de para metros por segundo ( ), porque a distância está em metros. Sabemos que:
Então:

Passo 3

Agora, vamos calcular o tempo que a bola leva para percorrer a essa velocidade. Usamos a fórmula:
â
Substituindo os valores:

Passo 4

Em seguida, vamos converter a rotação de para revoluções por segundo ( ), pois estamos usando o tempo em segundos. Sabemos que:
Então:

Passo 5

Agora, para encontrar o número total de revoluções que a bola faz durante o tempo que ela está no ar, multiplicamos a rotação por segundo pelo tempo:
úçõ
Substituindo os valores:
úçõ

Resposta

A bola realiza aproximadamente revoluções até chegar à base principal.

Exercícios relacionados

Calcule a magnitude da força horizontal inicial que é preciso aplicar, em direção ao eixo , para conseguir que um tambor cilíndrico, de massa e raio , comece a subir um degrau de altura (vide fig. 10 ).
(a) Calcule o momento de inércia de uma régua de um metro, com uma massa de , em relação a um eixo perpendicular à régua que a atravessa na marca 20 cm (trate a régua como uma barra fina). (b) Se a régua gira com velocidade angular em torno deste eixo, calcule sua energia cinética total.
Quatro massas estão fixas nas extremidades de quatro hastes, que formam entre elas um retângulo de lados e ; cada massa está, assim, em um dos vértices do retângulo. A massa das hastes é desprezível. O sistema gira ao redor de um eixo paralelo ao lado de comprimento , passando pelo centro do retângulo. (a) Determine o momento de inércia em torno deste eixo e a energia cinética de rotação, dada a velocidade angular . (b) Determine o momento de inércia do mesmo sistema, agora em relação a um eixo paralelo ao primeiro só que passando sobre duas das massas.
Um disco uniforme que pode girar sem atrito em torno de um eixo fixo que passa pelo seu centro tem uma corda enrolada em sua borda. Quando a corda é puxada com força Newtons, supondo que o disco inicialmente está em repouso, responda: (a) Qual a sua velocidade angular depois de 5 s ? (b) Qual o momento angular depois de 5 s ? Dado: ; I em relação ao eixo: .