De cada conjunto de vetores abaixo, diga se forma uma base de :

Passo 1

Vamos resolver a questão que pergunta se o conjunto de vetores forma uma base de . Para isso, vamos precisar entender sobre bases vetoriais e independência linear.

Passo 2

Primeiro, uma base de precisa ter exatamente três vetores que são linearmente independentes. Isso significa que nenhum vetor pode ser escrito como uma combinação linear dos outros.

Passo 3

No conjunto que temos , há apenas dois vetores. Já que precisamos de três vetores para formar uma base de , esse conjunto não atende ao requisito básico de ter o número correto de vetores.

Passo 4

Além disso, podemos observar que o segundo vetor é exatamente o dobro do primeiro vetor . Isso mostra que os vetores são linearmente dependentes, ou seja, um é múltiplo do outro.

Resposta

O conjunto não forma uma base de , pois não possui três vetores e os vetores apresentados são linearmente dependentes.

Exercícios relacionados

Considere o sistema abaixo.

(a) Discuta o sistema abaixo em função dos parâmetros e .
De cada conjunto de vetores abaixo, diga se formam uma base de :
Demonstre o teorema da associatividade da multplicação de matrizes, isto é, mostre que, para matrizes e , com todas pertencendo ao e com todos os produtos definidos,
Num dado dia, cada aluno está doente ou saudável. Dos alunos que estão saudáveis hoje, estarão saudáveis amanhã. Dos alunos que estão doentes hoje, estarão doentes amanhã.
(a) Qual é a matriz de transição da Cadeia de Markov representada por esta situação?