Em cada item, determine se a afirmação é verdadeira ou falsa, justificando sua resposta. Cada vetor em tem norma positiva.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado diz: “Cada vetor em tem norma positiva.” Nosso objetivo é descobrir se essa afirmação é verdadeira ou falsa. Para isso, vamos precisar entender o que é norma de um vetor e quais são suas propriedades.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é a norma de um vetor. Em matemática, a norma de um vetor é uma medida do seu tamanho ou comprimento. Mais formalmente, para um vetor em , a norma mais comum é a norma Euclidiana, definida por:
Essa fórmula calcula a raiz quadrada da soma dos quadrados das componentes do vetor.

Passo 3

Agora, vamos analisar as propriedades dessa norma. Uma propriedade importante da norma é que ela é sempre não negativa, ou seja, para qualquer vetor em . Além disso, a norma é positiva se, e somente se, o vetor não for o vetor nulo.

Passo 4

Então, o que acontece com o vetor nulo? O vetor nulo em é aquele em que todas as suas componentes são zero, ou seja, . Calculando a norma desse vetor:
Portanto, a norma do vetor nulo é exatamente zero, não sendo positiva.

Resposta

A afirmação é falsa. Embora a norma de qualquer vetor não nulo em seja positiva, o vetor nulo possui norma igual a zero, o que contraria a afirmação de que todos os vetores têm norma positiva.

Exercícios relacionados

Prove que se é uma matriz triangular superior ou inferior, então os autovalores de são os elementos da diagonal principal de .
Seja uma matriz cujo polinômio característico é
Prove que se é não singular, então
Sejam um -espaço vetorial e um operador linear. Prove que se , então tem no máximo autovetores.