Em cada um dos problemas abaixo, verifique se a função dada é solução da equação diferencial.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para verificarmos se a função é solução da equação diferencial . Para resolver isso, vamos precisar calcular a derivada de , substituir na equação diferencial e ver se a igualdade se mantém.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a derivada de em relação a . Vamos derivar cada termo separadamente:
A derivada de é , a derivada de é 0, a derivada de é e a derivada de é . Então,

Passo 3

Agora, vamos substituir e na equação diferencial:
Vamos simplificar cada parte:
Primeiro, multiplicando por cada termo dentro do parênteses:
Então, substituindo de volta:

Passo 4

Agora, vamos somar os termos semelhantes:
  • O termo permanece
Portanto, a expressão simplificada é:

Resposta

Sim, a função satisfaz a equação diferencial dada.

Exercícios relacionados

Dois novos trabalhadores foram contratados para uma linha de montagem. João processou 25 unidades durante a primeira hora e 45 unidades durante a segunda. Marcos processou 35 unidades durante a primeira hora e 50 unidades na segunda. Assumindo que , estime o número máximo de unidades por hora que cada trabalhador é capaz de processar.
Considere que a curva de aprendizagem é dada por:
A lei de Resfriamento de Newton afirma que a taxa de variação da temperatura de um objeto é proporcional à diferença entre a temperatura do objeto e a temperatura do meio ambiente. Seja a temperatura do objeto no instante , e Ta a temperatura constante do meio ambiente. Demonstre a Lei de Resfriamento de Newton utilizando equações diferenciais lineares, partindo da equação diferencial que a descreve.
Em cada um dos problemas abaixo, verifique se a função dada é solução da equação diferencial.
Em cada um dos problemas abaixo, verifique se a função dada é solução da equação diferencial.