Para cada um dos seguintes pares de elementos, indique se o composto binário formado é provável que seja iônico ou covalente. Indicar a fórmula e o nome do composto.
Passo 1
Beleza, galera! A gente tem um exercício que pede para, para cada par de elementos, dizer se o composto binário que eles formam é iônico ou covalente. Além disso, precisamos indicar a fórmula desse composto e o nome dele. Para resolver isso, vamos precisar entender as diferenças entre ligações iônicas e covalentes, além de saber como escrever fórmulas químicas e nomear compostos.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre o que são ligações iônicas e covalentes. Ligações iônicas acontecem geralmente entre metais e não metais. Nessa ligação, um átomo perde elétrons e outro ganha, formando íons positivos e negativos que se atraem. Já as ligações covalentes acontecem entre dois não metais, onde os átomos compartilham elétrons para alcançar estabilidade.
Passo 3
Agora, para identificar se o composto será iônico ou covalente, observamos os tipos de elementos que estão se combinando. Se for entre um metal e um não metal, provavelmente será iônico. Se for entre dois não metais, será covalente. Por exemplo, sódio (um metal) e cloro (um não metal) formam um composto iônico, enquanto carbono e oxigênio (ambos não metais) formam um composto covalente.
Passo 4
Depois de identificar o tipo de ligação, vamos escrever a fórmula do composto. Para compostos iônicos, equilibramos as cargas dos íons para que fiquem neutros. Por exemplo, Na⁺ e Cl⁻ se combinam na proporção 1:1, formando NaCl. Para compostos covalentes, usamos prefixos para indicar a quantidade de cada átomo. Por exemplo, CO₂ tem um átomo de carbono e dois de oxigênio.
Passo 5
Por fim, vamos nomear o composto. Para compostos iônicos, o nome é o do metal seguido pelo nome do não metal com a terminação “-eto”. Então, NaCl é cloreto de sódio. Para compostos covalentes, usamos prefixos como mono-, di-, tri-, etc., e o segundo elemento termina com “-eto”. Assim, CO₂ se chama dióxido de carbono.
Resposta
Então, resumindo, para cada par de elementos, identificamos se a combinação será iônica ou covalente observando se são metais e não metais ou apenas não metais. Depois, escrevemos a fórmula balanceando as cargas para iônicos ou usando prefixos para covalentes, e nomeamos seguindo as regras de nomenclatura apropriadas.
Exercícios relacionados
Organize esses átomos e íons em ordem crescente de raio:
.
Explique por que cada um dos seguintes conjuntos de números quânticos não seria permitido para um elétron, de acordo com as regras para números quânticos.
Analise as seguintes reações e prediga:
b)
Qual sentido da reação é favorecido se a temperatura diminui? Como a pressão do sistema varia com o aumento da temperatura?
b)
Qual sentido da reação é favorecido se a temperatura diminui? Como a pressão do sistema varia com o aumento da temperatura?
Analise as seguintes reações e prediga:
d)
Qual sentido da reação é favorecido com o aumento da pressão do sistema? Por que?
d)
Qual sentido da reação é favorecido com o aumento da pressão do sistema? Por que?