A cada uma das sentenças abaixo, responda se é verdadeiro ou falso. Em caso de VERDADEIRO, prove. Caso seja FALSO, dê um contra-exemplo. .

Passo 1

Beleza, vamos entender o que tá sendo pedido aqui! A questão fala sobre “independência linear” de vetores. A independência linear é um conceito da álgebra linear que nos diz se um conjunto de vetores é “independente”, ou seja, nenhum vetor pode ser escrito como combinação dos outros. A pergunta é: se dois vetores e são linearmente independentes, isso garante que quando adicionamos mais um vetor , o trio também seja linearmente independente? Vamos descobrir!

Passo 2

Vamos analisar se realmente toda vez que dois vetores são independentes, adicionar um terceiro vetor mantém essa independência. Para isso, vamos lembrar que dois vetores iguais ou múltiplos um do outro são dependentes, mas se não forem múltiplos, são independentes.
Para o trio ser linearmente independente, nenhuma combinação linear desses vetores pode dar o vetor zero, a menos que todos os coeficientes sejam zero.

Passo 3

Vamos pensar numa situação em que e são independentes, mas adicionamos um que é uma combinação de e . Por exemplo, suponha que . Nesse caso:
Para isso ser verdadeiro, precisaríamos que:
Isso mostra que existem valores de , e diferentes de zero que satisfazem a equação, o que significa que são dependentes mesmo que e sejam independentes.

Resposta

FALSO. Um contra-exemplo é tomar e como vetores independentes e definir . Assim, são linearmente dependentes.

Exercícios relacionados

Determine se são verdadeiras ou falsas as seguintes proposições. Justifique sua resposta: Se um operador linear admite como autovalor então T não é inversível.
Encontre todas as matrizes da forma , com , e números reais, tais que .
Encontre todas as formas possíveis para uma matriz em forma escalonada reduzida. Faça o mesmo para matrizes .
Considere a cônica cuja equação no plano é dada por
(a) Determine mudanças de coordenadas apropriadas, para colocá-las na forma reduzida e identifique a cônica representada pela equação.