Em cada vértice de um quadrado de lado igual a 4 m há uma carga pontual de . Determine a energia potencial eletrostática deste sistema, sabendo-se que as duas cargas nos vértices da parte superior do quadrado são negativas e as outras duas cargas nos vértices do lado oposto são negativas.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado diz que temos um quadrado com lado de 4 metros e, em cada vértice, tem uma carga pontual de . Além disso, as duas cargas na parte de cima do quadrado são negativas, e as duas na parte de baixo também são negativas. Nosso objetivo é encontrar a energia potencial eletrostática desse sistema.
Matéria envolvida: Eletrostática, especificamente energia potencial elétrica de um sistema de cargas pontuais.
O que vamos precisar:
  • Fórmula da energia potencial eletrostática entre duas cargas.
  • Conhecimento sobre como somar as energias potenciais de múltiplas interações.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula para calcular a energia potencial eletrostática entre duas cargas pontuais. É dada por:
Aqui, é a constante eletrostática ( ), e são as magnitudes das cargas, e é a distância entre elas.

Passo 3

Como temos quatro cargas no quadrado, precisamos considerar todas as interações possíveis entre elas. Isso significa que vamos calcular a energia potencial entre cada par de cargas e depois somar tudo.
As combinações possíveis são:
  1. Carga 1 com Carga 2
  2. Carga 1 com Carga 3
  3. Carga 1 com Carga 4
  4. Carga 2 com Carga 3
  5. Carga 2 com Carga 4
  6. Carga 3 com Carga 4

Passo 4

Vamos identificar as posições das cargas no quadrado:
  • Carga 1 (C1) e Carga 2 (C2) estão na parte superior, ambas negativas.
  • Carga 3 (C3) e Carga 4 (C4) estão na parte inferior, ambas negativas.
A distância entre cargas adjacentes (como C1 e C2) é o lado do quadrado, que é 4 m. A distância entre cargas diagonais (como C1 e C3) pode ser calculada usando o teorema de Pitágoras:

Passo 5

Agora, vamos calcular a energia potencial para cada par:
  1. C1 e C2:
  1. C1 e C3:
  1. C1 e C4:
  1. C2 e C3:
  1. C2 e C4:
  1. C3 e C4:

Passo 6

Vamos simplificar as contas. Primeiro, calculamos .
Agora, substituímos na fórmula:
  1. C1 e C2:
  1. C1 e C3:
  1. C1 e C4:
  1. C2 e C3:
  1. C2 e C4:
  1. C3 e C4:

Passo 7

Agora, somamos todas as energias potenciais:
Substituindo os valores:
Somando tudo:

Resposta

A energia potencial eletrostática do sistema é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Determine o campo elétrico no ponto , sabendo que o potencial elétrico produzido por uma certa distribuicão de carga, na região onde está localizado o ponto, é dado por volts
Determine o potencial elétrico total, na origem, produzido pelas seguintes distribuicões de cargas: Um anel de carga de raio 3 m , que está localizado no plano e que possui uma densidade linear de carga e uma carga pontual , localizada no ponto .
Qual a energia máxima que pode ser armazenada em um capacitor de placas paralelas, de área e distância de 2 mm , contendo um dielétrico com constante dielétrica , se um campo elétrico entre as placas não pode atingir um valor superior a .?
Considere um fio de cobre de 1000 m de comprimento e seção reta circular de área igual . A densidade de elétrons por no fio é de . Se a velocidade de deriva dos elétrons é de , determine: a) a resistência do fio se a condutividade do cobre é de ( ohms.m);