Uma caixa de ferramentas de está em repouso sobre um piso horizontal. Você exerce sobre ela uma força de puxar horizontal que aumenta gradualmente e observa que a caixa só começa a se mover quando a sua força ultrapassa 313 N. A partir daí, você deve reduzir sua força de puxar para 208 N para mantê-la em movimento a uma velocidade regular de . a) Quais são os coeficientes de atrito estático e cinético entre a caixa e o piso? b) Qual força de puxar você deve exercer para provocar uma aceleração de ? c) Suponha que você estivesse realizando a mesma experiência, mas na superfície lunar, onde a aceleração da gravidade é de . i) Qual o módulo da força para iniciar o movimento? ii) Qual seria a aceleração, se fosse mantida a força determinada no item b)?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre uma caixa de ferramentas que está em repouso e começa a se mover quando aplicamos uma certa força. Vamos precisar entender sobre forças de atrito estático e cinético, além das leis de Newton para resolver as partes b) e c). Vamos calcular os coeficientes de atrito, a força necessária para acelerar a caixa e analisar o que acontece na Lua.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular os coeficientes de atrito estático ( ) e cinético ( ).
A força de atrito estático é a força que precisa ser superada para começar o movimento. Ela é dada por:
á
Onde:
  • á (força que iniciou o movimento)
  • é a força normal, que no caso de um piso horizontal é igual ao peso da caixa:
Vamos calcular :
Agora, calculamos :
Para o atrito cinético, que é a força necessária para manter a caixa em movimento a velocidade constante, usamos:
é
Onde é.
Então:

Passo 3

Resposta da parte a):
O coeficiente de atrito estático é aproximadamente 0,71 e o coeficiente de atrito cinético é aproximadamente 0,47.

Passo 4

Agora, vamos para a parte b). Queremos saber qual força precisamos aplicar para acelerar a caixa a .
Usamos a segunda lei de Newton:
é
Já sabemos:
  • é (já calculado anteriormente)

Passo 5

Vamos calcular :

Passo 6

Resposta da parte b):
A força de puxar necessária para provocar uma aceleração de é de aproximadamente 257,5 N.

Passo 7

Agora, vamos para a parte c) na superfície lunar, onde .
i) Qual o módulo da força para iniciar o movimento?
Usamos novamente:
á
Mas agora, :
Então, a força necessária para iniciar o movimento:
á
ii) Qual seria a aceleração, se fosse mantida a força determinada no item b)?
Usamos a segunda lei de Newton na Lua:
é
Primeiro, calculamos é:
é
Agora, resolvemos para :
é

Resposta

a) e
b)
c)
 i) á
 ii)

Exercícios relacionados

Um caixote está em uma rampa que faz um ângulo com a horizontal. Quando é aumentado a partir de zero, e antes que o caixote comece a escorregar, o valor das grandezas a seguir aumenta, diminui ou permanece o mesmo: (a) a componente paralela à rampa da força gravitacional que age sobre o caixote; (b) o módulo da força de atrito estático que a rampa exerce sobre o caixote; © a componente perpendicular à rampa da força gravitacional que age sobre o caixote; (d) o módulo da força normal que a rampa exerce sobre o caixote; (e) o valor máximo á da força de atrito estático?
Uma pessoa que está andando de roda-gigante passa pelas seguintes posições: (1) o ponto mais alto da roda, (2) o ponto mais baixo da roda, (3) o ponto médio da roda. Se a roda está girando com velocidade angular constante, ordene as três posições, em ordem decrescente, (a) de acordo com o módulo da aceleração centrípeta da pessoa; (b) de acordo com o módulo da força centrípeta resultante a que a pessoa está sujeita; © de acordo com o módulo da força normal a que a pessoa está sujeita.
Um bloco de massa 27 kg é empurrado por uma distância de 91 m , ao longo de uma superfície horizontal, com velocidade constante, com uma força dirigida segundo um ângulo de abaixo da horizontal. Qual é o trabalho realizado por essa força sobre o bloco, se o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície é 0,20 ?
Calcule o trabalho realizado pela força gravitacional sobre um corpo de massa 2 kg ao longo da trajetória . Compare o resultado com mgh .