Calcular o determinante de Vandermonde V(alpha1, alpha2).

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente precisa calcular o determinante de uma matriz de Vandermonde, denotada por . Matrizes de Vandermonde são especiais porque seus determinantes têm uma fórmula bem legal. Para isso, vamos precisar saber como montar essa matriz e entender o que é um determinante.

Passo 2

Primeiro, vamos montar a matriz de Vandermonde para os valores V(alpha1, alpha2) = 1 & alpha1 1 & alpha2 e . Uma matriz de Vandermonde de duas variáveis fica assim:
Cada linha da matriz segue o padrão , onde é o índice da linha.

Passo 3

Agora, vamos calcular o determinante dessa matriz. O determinante de uma matriz det(V) = (1 times alpha2) - (1 times alpha1) = alpha2 - alpha1 como essa é calculado da seguinte maneira:

Resposta

O determinante da matriz de Vandermonde é .

Exercícios relacionados

Determinar se cada matriz abaixo indicada é invertível; em caso afirmativo, calcular sua inversa.
20.1 A=[lll1 & 1 & 2 1 & 2 & 1 2 & 1 & 1]
Dadas as matrizes quadradas M abaixo indicadas, calcluar M^2, M^3, etc. Induzir o valor de M^n para todo número natural n in N.
15.1 \quad M=[rr1 & -1 -1 & 1]
Mostre que os vetores u=(5,1) e v=(-1,5) geram o R^2
Considere as afirmações sobre lógica propositiva e sua análise por meio de tabelas-verdade. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A conjunção (e, wed>=) entre duas proposições p e q, só é verdadeira se ambas forem verdadeiras.
11a
Considere as afirmações sobre lógica propositiva e sua análise por meio de tabelas-verdade. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). A conjunção (e, wed>=) entre duas proposições p e q, só é verdadeira se ambas forem verdadeiras.