Calcule, caso existam, os limites abaixo, usando os limites básicos, as leis dos limites e/ou teorema do confronto, justificando seu cálculo ( Não é permitido uso de Regra de Lj)

Passo 1

Então, vamos calcular o limite quando tende a menos infinito da expressão . Para isso, vamos utilizar conceitos de limites básicos e propriedades de limites, como dividir polinômios pelo termo de maior grau.

Passo 2

Primeiro, observamos o comportamento de quando tende a . Sabemos que para grandes valores absolutos de , se aproxima de . Como está tendendo a menos infinito, .

Passo 3

Agora, substituímos por na expressão original:

Passo 4

Simplificamos a fração dividindo o numerador e o denominador por :
À medida que tende a , tende a 0.

Passo 5

Portanto, a expressão simplificada se aproxima de:

Resposta

Exercícios relacionados

Calcule, caso existam, os limites abaixo, usando os limites básicos, as leis dos limites e/ou teorema do confronto, justificando seu cálculo ( Não é permitido uso de Regra de Li)
Calcule, caso existam, os limites abaixo, usando os limites básicos, as leis dos limites e/ou teorema do confronto, justificando seu cálculo ( Não é permitido uso de Regra de Lh)
Encontre, se possível, pelo menos dois valores que podem ser assumidos pelo limite: , para isso, escolha diferentes funções .