Calcule a derivada de cada uma das funções abaixo:

Passo 1

Vamos calcular a derivada da função . Esse exercício faz parte da matéria de cálculo diferencial, especificamente sobre derivadas de funções compostas e logaritmos. Para resolver, vamos precisar usar a regra da cadeia e saber derivar funções logarítmicas e exponenciais.

Passo 2

Primeiro, identificamos que a função é uma composição de funções: o logaritmo natural está aplicando-se a . Para derivar essa função, vamos aplicar a regra da cadeia, que nos ajuda a derivar funções compostas.

Passo 3

De acordo com a regra da cadeia, a derivada de em relação a é . Aqui, .

Passo 4

Agora, vamos calcular . A derivada de 4 é 0 e a derivada de é (usando novamente a regra da cadeia para a função exponencial).

Passo 5

Substituindo e na fórmula da regra da cadeia, temos:

Passo 6

Simplificando a expressão, obtemos:

Resposta

A derivada da função é:

Exercícios relacionados

Calcule a derivada de cada uma das funções abaixo:
Calcule a derivada de cada uma das funções abaixo:
Observações mostram que o comprimento em milímetros (mm), do focinho à ponta da cauda, de um tigre siberiano pode ser estimado usando a função , onde é o peso do tigre em quilogramas . Além disso, quando o tigre tem menos de 6 meses de idade, seu peso (em kg) pode ser estimado em termos da idade em dias pela função .
Qual á a taxa de variação do comprimento de um tigre siberiano em relação ao peso quando está pesando 60 kg ?
Estima-se que, daqui a anos, a população em um certo município será de
milhares de habitantes. Um estudo ambiental revela que a concentração média de monóxido de carbono no ar é dada por partes por milhão, onde é a população em milhares de habitantes.
Qual será a taxa de variação de monóxido de carbono com relação ao tempo daqui a 2 anos? A concentração estará aumentando ou diminuindo nessa ocasião?