Calcule a diferença hidrostática entre a pressão sanguiínea no cérebro e no pé de uma pessoa que tem de altura. A densidade do sangue é .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para calcular a diferença hidrostática entre a pressão sanguínea no cérebro e no pé de uma pessoa com altura de . Vamos usar conceitos de hidrostática, que estuda as pressões em fluidos em repouso. Para isso, precisamos da fórmula da pressão hidrostática.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula para calcular a diferença de pressão hidrostática ( ):
Onde:
  • é a densidade do fluido (no caso, sangue),
  • é a aceleração da gravidade,
  • é a altura da coluna de fluido.

Passo 3

Agora, vamos identificar os valores que temos:
  • Densidade do sangue ( ):
  • Aceleração da gravidade ( ): aproximadamente
  • Altura ( ):

Passo 4

Vamos substituir esses valores na fórmula:
Fazendo as contas:

Resposta

A diferença hidrostática entre a pressão sanguínea no cérebro e no pé dessa pessoa é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Uma taça em repouso na origem de um sistema de coordenadas explode em três pedaços. Logo depois da explosão, um dos pedaços, de massa , está se movendo com velocidade ( ) e um segundo pedaço, também de massa , está se movendo com velocidade . O terceiro pedaço tem massa 3 m . Determine (a) o módulo e (b) a orientação da velocidade do terceiro pedaço logo após a explosão.
O pêndulo balístico era usado para medir a velocidade dos projéteis quando não havia sensores eletrônicos. A versão mostrada na Fig. abaixo é composta por um grande bloco de madeira de massa M = 5,4 kg pendurado em duas cordas compridas. Uma bala de massa é disparada contra o bloco e fica incrustada na madeira. Com o impulso, o pêndulo descreve um arco de circunferência, fazendo com que o centro de massa do sistema bloco-bala atinja uma altura máxima . Qual era a velocidade da bala antes da colisão?
Um recipiente hermético e parcialmente evacuado tem uma tampa com uma superfície de área igual a e massa desprezível. Se a força necessária para remover a tampa é de 480 N e a pressão atmosférica é , qual é a pressão do ar no interior do recipiente antes de ele ser aberto?
Com uma profundidade de , a Fossa Desafiadora na região abissal das Marianas no oceano Pacífico é o lugar mais profundo dos oceanos. Em 1960, Donald Walsh e Jacques Piccard atingiram a Fossa Desafiadora no batiscafo Trieste. Supondo que a água do mar tem uma densidade uniforme de , calcule aproximadamente a pressão hidrostática que o Trieste teve que suportar.