- Calcule o IDH (índice de deficiência de hidrogênio) para cada um dos seguintes compostos e proponha uma estrutura possível para cada um deles:
Algum (ou alguns) desses compostos poderia(m) ser um derivado do benzeno?
Algum (ou alguns) desses compostos poderia(m) ser um derivado do benzeno?
Passo 1
Beleza, vamos começar entendendo o que a pergunta está pedindo. Temos o composto
e queremos calcular o IDH, que significa Índice de Deficiência de Hidrogênio. Esse índice nos ajuda a descobrir quantas insaturações (ligações duplas ou triplas, anéis) o composto tem. Além disso, vamos sugerir uma estrutura possível para esse composto e ver se ele pode ser derivado do benzeno.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular o IDH. A fórmula para o IDH é a seguinte:
Onde:
- $ C $ é o número de carbonos
- $ H $ é o número de hidrogênios
- $ N $ é o número de nitrogênios (não temos neste caso)
- $ X $ é o número de halogênios (bromos, no caso)
Para o nosso composto
:
- $ C = 10 $
- $ H = 14 $
- $ X = 2 $
Substituindo na fórmula:
Então, o IDH é 3.
Passo 3
O IDH de 3 significa que o composto possui três insaturações. Cada insaturação pode ser uma ligação dupla, uma ligação tripla ou um anel. Por exemplo, três ligações duplas, dois anéis e uma ligação dupla, etc.
Passo 4
Agora, vamos propor uma estrutura possível para
. Uma maneira comum de ter um IDH de 3 é ter um anel benzênico, que já conta com três ligações duplas dentro do anel (benzeno é
, que tem IDH 4, mas como adicionamos mais carbonos e hidrogênios, ajustamos).
Uma possível estrutura é um anel de benzeno com substituintes. Por exemplo, podemos ter um benzeno com dois bromos e uma cadeia lateral que compense o IDH.
Passo 5
Verificando se esse composto pode ser derivado do benzeno: sim, é possível. Derivados do benzeno são compostos que possuem o anel benzênico como parte de sua estrutura. Como nosso composto pode ter um anel benzênico com substituintes (bromos e cadeias laterais), ele pode sim ser considerado um derivado do benzeno.
Resposta
O Índice de Deficiência de Hidrogênio (IDH) para
é 3. Uma estrutura possível é um anel benzênico com dois átomos de bromo substituídos e uma cadeia lateral, indicando que o composto pode ser um derivado do benzeno.