Calcule os limites laterais
(f)

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse limite lateral! O enunciado quer saber o limite de quando se aproxima de pela direita (ou seja, ). Para isso, vamos usar os conceitos de limites laterais e simplificar as expressões para facilitar o cálculo.

Passo 2

Primeiro, vamos simplificar o numerador e o denominador da fração. O numerador é , que a gente reconhece como uma diferença de quadrados. Isso pode ser fatorado da seguinte maneira:

Passo 3

Agora, vamos fatorar o denominador . Vamos procurar dois números que multiplicados dão 4 e somados dão -4. Esses números são -2 e -2. Então, o denominador fatorado fica:

Passo 4

Substituindo as fatorações na expressão original do limite, temos:

Passo 5

Podemos simplificar a fração cancelando um do numerador e do denominador:

Passo 6

Agora, vamos analisar o comportamento da função quando se aproxima de 2 pela direita. Se está um pouquinho maior que 2 (por exemplo, 2.1), o denominador é um número muito pequeno e positivo, enquanto o numerador está próximo de 4.

Passo 7

Isso significa que a fração vai crescer sem limite, ou seja, tende ao infinito positivo.

Resposta

O limite é .

Exercícios relacionados

Qual é a expressão cujo desenvolvimento logarítmico é dado abaixo ( e são reais positivos): .
(3) 1 pto
(a) Um campo vetorial é chamado campo vetorial conservativo se ele for o gradiente de alguma função escalar, ou seja, se existir uma função tal que . Determine quais dos campos abaixo são conservativos. Em caso afirmativo determine a função .
Simplifique e .
ptos
Determine a integral de linha onde é o círculo com centro na origem e raio 2, por dois métodos diretamente pela definição e utilizando o teorema de green.