Calcule o número de mols contidos em de cada uma das seguintes substâncias: (a) Ag (b) (c)

Passo 1

Vamos calcular o número de mols em 5,4 g das substâncias listadas. Para isso, vamos usar o conceito de massa molar, que é a massa de um mol de uma substância. Precisamos conhecer a fórmula química de cada substância e calcular sua massa molar para proceder com os cálculos.

Passo 2

Primeiro, pegamos a massa molar da prata (Ag). A tabela periódica nos mostra que a massa molar do Ag é aproximadamente 107,87 g/mol.

Passo 3

Usamos a fórmula do número de mols: ú Substituindo os valores: ú

Passo 4

Calculamos a massa molar do ácido sulfúrico (H₂SO₄):

Passo 5

ú

Passo 6

Primeiro, calculamos a massa molar do decahidratado de carbonato de sódio:

Passo 7

ú

Resposta

(a) Aproximadamente de Ag (b) Aproximadamente de (c) Aproximadamente de

Exercícios relacionados

Um carvão mineral apresenta a seguinte composição em peso: , hidrogênio e Cinzas . As quantidades de nitrogênio e de enxofre são desprezíveis. A combustão se dará com de ar em excesso. Admitindo um grau de complementação de para o carbono, formando dióxido de carbono e supondo que os restantes do carbono produzam monóxido de carbono, determinar o volume de ar real que deve ser utilizado na combustão de 100 Kg desse carvão: 1) a CNTP 2) a 25 C e 690 mmHg .
Consideremos um carvão mineral cuja composição química, em porcentagem de peso, é a seguinte: carbono , hidrogênio , oxigênio , nitrogênio , enxofre , umidade , cinza . Determinar a quantidade volumétrica de ar real necessária para a combustão de 1 Kg desse carvão mineral, considerando de excesso de ar, em condições de e 700 mmHg .
Quantos átomos estão presentes em de sódio elementar?
Encontre onumero de mols em cada uma das seguintes amostras: a) b) 1 átomo de nitrogênio c) íons de