Calcule a potência média
associada a este pulso como sendo
e mostre que ela é dada por
Faça análise dimensional deste resultado para conferir sua correção.
Passo 1
Vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. Temos que calcular a potência média ⟨P⟩ associada a um pulso, usando uma integral definida, e depois mostrar que ela é igual a uma expressão que envolve constantes como μ, c, β e A. Além disso, devemos fazer uma análise dimensional para verificar se a resposta está correta. Para resolver isso, vamos precisar de conhecimentos em cálculo integral e análise dimensional, além de entender as relações entre as grandezas físicas envolvidas.
Passo 2
Primeiro, vamos entender a expressão dada para a potência média:
Aqui, ⟨P⟩ representa a potência média, β é uma constante, c é a velocidade da luz, e P(x, t) é a potência instantânea em função do tempo t.
Passo 3
Para resolver a integral, precisamos conhecer a forma funcional de P(x, t). Supondo que P(x, t) seja dado por uma função que descreve o pulso, por exemplo, uma função gaussiana ou outra forma apropriada dependendo do contexto do problema. No entanto, como não temos a expressão específica de P(x, t), assumiremos que a integral da potência ao longo do tempo resulta em uma expressão que envolve as constantes mencionadas.
Passo 4
Vamos então utilizar a informação de que o resultado da integral leva à expressão:
Aqui, μ é uma constante relacionada à massa ou outra propriedade física relevante, e A é a amplitude do pulso.
Passo 5
Agora, precisamos realizar a análise dimensional para verificar se essa expressão tem as dimensões corretas para potência. A potência é medida em watts (W), que têm dimensão de energia por unidade de tempo, ou seja, [M L² T⁻³], onde M é massa, L é comprimento e T é tempo.
Passo 6
Vamos verificar as dimensões de cada termo na expressão:
- μ: Supondo que μ seja uma massa, suas dimensões são [M].
- c: A velocidade, com dimensões [L T⁻¹].
- β: A dimensão depende do contexto, mas vamos supor que tenha dimensões [T⁻¹] para que o produto β c tenha dimensões de [L T⁻²].
- A: Amplitude, que pode ter dimensão de comprimento [L].
Agora, substituindo na expressão:
Simplificando:
Passo 7
Comparando com as dimensões da potência [M L² T⁻³], vemos que há um desajuste:
Isso indica que a expressão dada para ⟨P⟩ não está dimensionalmente correta, possivelmente devido a um erro na formulação da expressão ou nas suposições feitas sobre as dimensões das variáveis envolvidas.
Resposta
A análise dimensional revela que a expressão obtida para a potência média ⟨P⟩ não possui as dimensões corretas para representar potência, indicando que há um erro na formulação ou nas suposições feitas.
Exercícios relacionados
Um carro de polícia com uma sirene de 300 Hz se move a
no sentido de um armazém, com a intenção de derrubar a porta. A velocidade do som é
. Qual é a frequência do som refletido pela porta do armazém que o motorista do carro ouve?
Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada por
Use as condições de casamento na interface das cordas (páginas 11, 12 e posteriores do arquivo 0004_Ondas&Pulsos3-CasosNaoHomog-Interfaces-Impedancia.pdf) para expressar as razões
e
entre as amplitudes, como funções das densidades
.
Por que os pulsos das cordas semi-infinitas têm a amplitude decaindo quando nos aproximamos das interfaces?