Calcule a solubilidade molar do uma solução que é: ;

Passo 1

Vamos lá! O enunciado pede para calcular a solubilidade molar do carbonato de cálcio ( ) em uma solução que já contém nitrato de cálcio ( ) com concentração de . Vamos precisar usar o conceito de produto de solubilidade ( ) e entender como a presença de íons comuns afeta a solubilidade de um sal.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é o produto de solubilidade ( ). Ele é uma constante que indica até que ponto um sal é solúvel em água. Para o , a equação de dissolução é:
O produto de solubilidade é dado por:

Passo 3

Agora, vamos considerar a solução inicial que já contém de devido ao . Quando adicionamos à solução, ele se dissolve um pouco, aumentando a concentração de e adicionando .
Vamos chamar a solubilidade adicional de . Assim:

Passo 4

Substituindo esses valores na expressão do :
Como a é muito pequena, a quantidade de que se dissolve ( ) será bem menor que . Portanto, podemos simplificar a equação ignorando em relação a :

Passo 5

Agora, isolamos para encontrar a solubilidade:

Resposta

A solubilidade molar do na solução é de .

Exercícios relacionados

Dados os calores da reaçâo nas condiçöes-padrōes para as reaçöes químicas
abaixo:
II.
III. kcal
Calcule a entalpia-padrão do acetileno, em kcal/mol, na reaçăo global:
0 etanol e o álcool presente nas bebidas alcoólicas utilizadas, por exemplo, na preparação de alimentos flambados. A combustão completa desta substância pode ser representada pela seguinte equação termoquimica não balanceada:

Em relação às informaçōes apresentadas, calcule a quantidade de calor liberado na formação de 112L de nas CNTP.
Um tampão é preparado pela adiçâo de de ácido acético e de acetato de sódio em balăo volumétrico de 1,00 L. calcule o pH deste tampão;
A porcentagem de desprotonaçâo do ácido benzóico (monoprótico) em uma soluçato . Calcule: o pH da soluçào