Calcule a variação de entropia quando 50 kJ de energia, na forma de calor, se transfere reversivelmente e isotermicamente para um bloco de cobre a .

Passo 1

Vamos resolver um exercício de termodinâmica onde precisamos calcular a variação de entropia. A situação envolve a transferência de 50 kJ de calor de forma reversível e isotérmica para um bloco de cobre a . Para isso, vamos usar a fórmula da variação de entropia em processos isotérmicos e reversíveis.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em um processo isotérmico (temperatura constante) e reversível, a variação de entropia ( ) pode ser calculada pela fórmula:
onde:
  • é a quantidade de calor transferida reversivelmente,
  • é a temperatura absoluta em Kelvin.

Passo 3

Precisamos converter a temperatura de Celsius para Kelvin. Sabemos que:
Então, para :

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores na fórmula da variação de entropia. Primeiro, convertendo os 50 kJ para joules:
Então:

Passo 5

Vamos fazer a divisão:

Resposta

A variação de entropia é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um mol de um gàs ideal é expandido isotermicamente ao dobro do seu volume inicial.
Qual seria o valor de se fossem usados cinco moles em vez de um?
(4.24 Pauline Doran) Proteína recombinante é produzida durante o crescimento de Escherichia coli geneticamente modificada. A proteína recombinante pode ser considerada um
produto da célula, mesmo que não seja excretada das células para o meio, proteína e biomassa são sintetizadas. Amônia é usada como fonte de nitrogênio para a respiração aeróbica da glicose . A proteína recombinante tem a seguinte fórmula . O fator de conversão de glicose em biomassa é ; o fator de conversão de glicose em proteína recombinante é do fator para a biomassa.
(a) Quanto de amônia é necessário?
(b) Qual é a demanda de ?
© Se o fator de conversão de substrato em biomassa é de para a mesma bactéria sem modificação genética e incapaz de produzir a proteína recombinante, quão diferente seria a necessidade de amônia e a demanda de ?
Respostas: a) por mol de glicose, b) por mol de glicose, c) para amônia e , respectivamente
Calcule (para sistema) quando 2 kols de um gás perfeito diatômico, iom , passam do estado de e para o estado de e . Como se explica o sinal de ?
Discuta por que o Tetrafluormetano tem momento dipolo nulo, apesar de as ligações carbono-fluor serem fortemente polarizadas.