O calor e fornecido a um corpo deste de uma temperatura ate uma temperatura final dado por :
Sabendo que: Kcal.
b) Sabendo que calcule a capacidade calorifica para

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem uma equação que relaciona o calor fornecido a um corpo com a variação de temperatura. O assunto aqui é Termodinâmica, especificamente sobre Capacidade Calorífica. Para resolver, vamos precisar usar derivadas, que ajudam a entender como uma quantidade muda em relação a outra.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a equação que nos foi dada:
Aqui, é o calor fornecido, é uma constante que vale 20 kcal/K², é a temperatura inicial (200 K) e é a temperatura final (300 K).

Passo 3

O que queremos encontrar é a capacidade calorífica . A capacidade calorífica é definida como a quantidade de calor necessário para aumentar a temperatura de um corpo em uma certa quantidade. Matematicamente, ela é a derivada de em relação a :

Passo 4

Vamos calcular essa derivada. Começamos com a equação de :
Derivando em relação a :
Como �� uma constante, podemos trazer para fora da derivada:

Passo 5

Agora, é só substituir os valores que temos na equação. Sabemos que:
  • kcal/K²
  • K
  • K
Substituindo:

Passo 6

Fazendo as contas:

Resposta

A capacidade calorífica é .

Exercícios relacionados

Para aquecer 500 g de certa substância de para foram necessárias 4000 calorias. A capacidade térmica e o calor específico valem respectivamente
80cal e 0,16cal
Em uma máquina térmica são fornecidos 3 kJ de calor pela fonte quente para o início do ciclo e 780J passam para a fonte fria. Qual o trabalho realizado pela máquina, se considerarmos que toda a energia que não é transformada em calor passa a realizar trabalho? Qual o rendimento da máquina térmica? Resposta 2220J e 74%
Mostre que se for menor que certo valor limite , a força (ainda orientada ao longo do cabo) será insuficiente para fazer o pano de chão deslizar. Calcule o valor de .
Um cilindro alto com área da seção reta igual a está parcialmente cheio de mercúrio; a superfície do mercúrio está acima do fundo do cilindro. Despeja-se água lentamente sobre o mercúrio, e os dois fluidos não se misturam. Que volume de água deve ser acrescentado para dobrar a pressão manométrica no fundo do cilindro?