O que é um campo vetorial conservativo?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão é: O que é um campo vetorial conservativo? Vamos explorar isso dentro da matéria de Cálculo Vetorial. Para entender isso, a gente vai precisar falar sobre vetores, campos vetoriais e o conceito de conservação nesses campos.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um campo vetorial. Imagine que em cada ponto do espaço temos uma seta (vetor) que indica direção e intensidade. Esse conjunto de setas formam o que chamamos de campo vetorial.

Passo 3

Agora, um campo vetorial é chamado de conservativo quando ele tem uma propriedade especial: o trabalho realizado ao mover um objeto de um ponto a outro nesse campo não depende do caminho que a gente escolhe, mas apenas dos pontos inicial e final.

Passo 4

Para entender melhor, pense em levantar um objeto contra a gravidade. A energia que você gasta depende só da altura que você levantou, não de como você chegou lá. Esse é um exemplo de um campo conservativo, onde a força da gravidade é independente do caminho seguido.

Passo 5

Matematicamente, um campo vetorial é conservativo se existir uma função escala chamada potencial, , tal que:
Aqui, representa o gradiente da função potencial, que aponta na direção de maior aumento de .

Passo 6

Outra característica importante é que, em campos conservativos, o rotacional do campo é zero:
Isso significa que não há “torção” ou “circulação” no campo, o que está relacionado à ideia de que o trabalho depende apenas dos pontos inicial e final.

Passo 7

Além disso, em um campo conservativo, qualquer integral de linha fechada (um caminho que começa e termina no mesmo ponto) será igual a zero:
Isso reforça a ideia de que o trabalho depende só dos pontos e não do caminho.

Resposta

Um campo vetorial é conservativo quando existe uma função potencial cuja gradiente gera esse campo, e o trabalho realizado ao mover um objeto entre dois pontos nesse campo é independente do caminho escolhido. Matematicamente, isso significa que , que o rotacional de é zero ( ), e que a integral de linha fechada é nula ( ).

Exercícios relacionados

a) Em média escutamos sons na seguinte faixa de frequências, de até . Sabendo que a relação entre comprimento de onda e frequência é , sendo a velocidade do som. Considere , estime o comprimento de onda para 20 Hz e 20.000 Hz e com isso explique por qual motivo frequências altas são mais fáceis de serem atenuadas.
Luís e Cristina fizeram uma viagem de carro de 500km e revezaram na direcção. Cristina guiou quilómetros e Luís o dobro; depois a Cristina guiou mais 100 km e o Luís dirigiu o resto da viagem. Expresse em função de a última etapa do trajecto feita por Luís. (2 valores)
a) Considere uma corda elástica com densidade linear de massa . Mostre que para os componentes verticais a lei de Newton fica da seguinte forma: