UMA CARGA TRIFÁSICA LIGADA EM ESTRELA CONSOME 10,8kW COM FATOR DE POTÊNCIA 0,866. A TENSÃO DE LINHA É 220V. PEDE-SE:
d) A POTÊNCIA APARENTE TRIFÁSICA.

Passo 1

Então, o que a gente tem aqui é uma carga trifásica ligada em estrela que está consumindo 10,8 kW com um fator de potência de 0,866. A tensão de linha é 220V. Nosso objetivo é descobrir qual é a potência aparente dessa carga trifásica. Para isso, vamos precisar entender as relações entre potência real, potência aparente e fator de potência em sistemas trifásicos.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar que a potência aparente ( ) em um sistema trifásico é a combinação da potência real ( ) e da potência reativa ( ). A relação entre elas é dada pela fórmula:
Onde:
  • é a potência real (em kW),
  • é o fator de potência.
No nosso caso, já sabemos kW e .

Passo 3

Agora, vamos aplicar os valores que temos na fórmula para encontrar a potência aparente. Substituindo os valores:

Passo 4

Vamos calcular esse valor:

Resposta

A potência aparente trifásica é aproximadamente 12,48 kVA.

Exercícios relacionados

UMA CARGA TRIFÁSICA LIGADA EM ESTRELA CONSOME 10,8kW COM FATOR DE POTÊNCIA 0,866. A TENSÃO DE LINHA É 220V. PEDE-SE:
b) OS MÓDULOS DAS CORRENTES DE LINHA;
UMA CARGA TRIFÁSICA RESISTIVA E EQUILIBRADA DE , LIGADA EM TRIÂNGULO, É ALIMENTADA POR UMA TENSÃO DE LINHA DE . A TENSÃO DE FASE E AS CORRENTES DE FASE E DE LINHA, NESSA ORDEM, VALEM, APROXIMADAMENTE:
(A)
(B)
©
(D)
(E)
UM SISTEMA TRIFÁSICO TEM UMA TENSÃO DE FASE VAN = 240V E ÂNGULO LIGADO EM Y, SEQUÊNCIA VAB, VBC e VCA, COM UMA CARGA EQUILIBRADA DE IMPEDÂNCIA E ÂNGULO . PEDE-SE:
B) AS CORRENTES DE LINHA NA FORMA ALGÉBRICA;
Um solenoide com 200 espiras e uma seção transversal de de área se encontra em um campo magnético de orientado ao longo de seu eixo. Se o campo estiver confinado no interior do solenoide e variar a uma taxa de , o valor absoluto da diferença de potencial induzida no solenoide será de
d)