Um carro acelera do repouso até . Mais tarde, em uma rodovia, ele acelera de para . O que consome mais energia, ir de 0 a 30 ou de 30 a 60 ?
a) 0 a .
b) 30 a .
c) Ambos são iguais.

Passo 1

Vamos resolver esse exercício que trata sobre energia cinética e como ela muda com a velocidade de um carro. Precisamos entender como calcular a energia necessária para acelerar o carro em diferentes intervalos de velocidade.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a energia cinética ( ) de um objeto é dada pela fórmula:
onde é a massa do objeto e é a velocidade.

Passo 3

Como o carro parte do repouso na primeira aceleração (de 0 a 30 km/h) e depois acelera de 30 a 60 km/h, vamos calcular a energia necessária para cada uma dessas acelerações.

Passo 4

Para a aceleração de 0 a 30 km/h:

Passo 5

Para a aceleração de 30 a 60 km/h, precisamos calcular a diferença de energia cinética entre 60 km/h e 30 km/h:

Passo 6

Comparando as duas energias:
Podemos ver que é três vezes maior que .

Resposta

b) 30 a .

Exercícios relacionados

Uma caixa de está em repouso sobre um piso nivelado em uma plataforma de embarque. Os coeficientes de atrito estático e cinético são 0,760 e 0,410, respectivamente. Qual é o valor da força horizontal necessária para
a) que a caixa comece a se mover
Um pêndulo é formado por duas massas, e , e um arame rígido de massa desprezível. A massa esta a uma distância do eixo de oscilação e a massa esta a uma distância da massa . Calcule a frequência angular para pequenas oscilações do pêndulo.
Resp.: c) .
Um objeto atinge uma parede e ricocheteia de volta com metade de sua velocidade original. Se a energia cinética inicial é , qual é o valor da energia cinética final ?
(A) .
© .
(B) .
(D) .
Uma aluna coloca seu livro de física de 500 g em uma mesa sem atrito. Ela empurra o livro contra uma mola, comprimindo a mola em então solta o livro. Qual é a velocidade do livro enquanto ele desliza para longe da mola? A constante da mola é .