*Uma casca cilíndrica isolante muito longa possui raio de e carrega densidade linear de carga de , uniformemente espalhada pela sua superfície externa. Qual seria a leitura de um voltímetro, se ele estivesse conectado (a) entre a superfície do cilindro e um ponto acima da superfície e (b) entre a superfície e um ponto a do eixo central do cilindro?

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos um cilindro isolante muito longo com raio de 6,0 cm e uma densidade linear de carga de , espalhada uniformemente na superfície externa. Queremos descobrir qual seria a leitura de um voltímetro quando conectado entre a superfície do cilindro e dois pontos diferentes: (a) 4,00 cm acima da superfície e (b) 1,00 cm do eixo central do cilindro.
Para resolver isso, vamos usar conceitos de eletrostática, principalmente a Lei de Gauss para calcular o campo elétrico ao redor do cilindro e, em seguida, integrar esse campo para encontrar a diferença de potencial (voltagem) nas posições especificadas.

Passo 2

Primeiro, precisamos calcular o campo elétrico ao redor de um cilindro carregado. Para isso, usamos a Lei de Gauss, que nos ajuda a encontrar campos elétricos com alta simetria. A fórmula para o campo elétrico fora de um cilindro longo com densidade linear de carga é:
onde:
  • (convertendo de µC/m para C/m),
  • é a permissividade do vácuo,
  • é a distância radial do eixo do cilindro.

Passo 3

Agora, vamos calcular a diferença de potencial entre dois pontos. A diferença de potencial é a integral do campo elétrico ao longo do caminho entre os dois pontos. A fórmula geral é:
Substituindo o campo elétrico que encontramos:

Passo 4

Vamos resolver a parte (a) da questão, onde o voltímetro está conectado entre a superfície do cilindro ( ) e um ponto 4,00 cm acima da superfície. Nesse caso, a distância total do eixo para o ponto é .
Convertendo para metros:
Substituindo na fórmula:

Passo 5

Calculando os valores:
Primeiro, calculemos o fator na frente:
Agora, o logaritmo:
Multiplicando tudo:
O sinal negativo indica que o potencial diminui no sentido do campo, mas como estamos interessados na magnitude da leitura do voltímetro, consideramos o valor absoluto.

Passo 6

Agora, vamos resolver a parte (b), onde o voltímetro está conectado entre a superfície do cilindro ( ) e um ponto a 1,00 cm do eixo central. Aqui, a distância para o ponto interno é .
Como o ponto está dentro do cilindro isolante, o campo elétrico dentro de um material isolante carregado uniformemente é 0 (não há carga dentro), então não há diferença de potencial entre a superfície e um ponto interno.

Resposta

(a) A leitura do voltímetro seria aproximadamente .
(b) A leitura do voltímetro seria .

Exercícios relacionados

Quando um resistor com resistência está ligado a uma bateria de lanterna de , o resistor consome de potência elétrica. (Suponha que cada bateria sempre possua resistência interna desprezível.) (a) Qual é a potência consumida pelo resistor quando é ligado a uma bateria de carro de ? Suponha que permaneça constante quando há mudanças no consumo de potência. (b) O resistor é ligado a uma bateria e consome 5,00 W. Qual é a voltagem dessa bateria?
É observado que uma panela com 230 mm de diâmetro contendo água a apresenta uma taxa de perda de massa de , quando o ar ambiente está seco e a uma temperatura de .
Estime a taxa de perda de massa por evaporação para as temperaturas da água e do ar ambiente iguais a , admitindo que o coeficiente de transferência de massa por convecção permaneça inalterado e que o ar ambiente esteja seco. (R: ).
Um cilindro dielétrico infinito de raio , localizado no vácuo, tem polarização dada por
onde é uma constante e é a distância radial até o eixo de simetria do cilindro. A permissividade elétrica do vácuo é . Usando coordenadas cilíndricas, calcule:
a) A densidade superficial de carga ligada e a densidade volumétrica de carga ligada .
b) O vetor campo elétrico nas regiões (i) e (ii) .
c) O vetor deslocamento elétrico nas regiões (i) e (ii) .
Para os campos de velocidade dados abaixo, determine (as quantidades e são constantes):
i. Se o campo de escoamento é uni, bi ou tridimensional, e por quê.