Em uma certa montanha, a elevação acima de um ponto em um plano ao nível do mar é dada por , onde e estão em metros. O eixo positivo aponta para o leste e o eixo positivo aponta para o norte. Um alpinista está no ponto (-20, 5, 1991).
Se o alpinista usar uma bússola para caminhar na direção nordeste, ele subirá ou descerá? A que taxa?

Passo 1

Vamos resumir o problema: temos uma montanha cuja elevação em relação a um ponto no plano é dada pela equação , onde e estão em metros. Um alpinista está no ponto . Queremos saber se, ao caminhar na direção nordeste usando uma bússola, ele irá subir ou descer, e qual será a taxa desse movimento.
Para resolver isso, vamos utilizar conceitos de cálculo, especificamente o gradiente e a derivada direcional, que nos ajudam a entender como a função muda em uma determinada direção.

Passo 2

Primeiro, precisamos encontrar o gradiente da função . O gradiente é um vetor que aponta na direção de maior aumento da função e cujas componentes são as derivadas parciais em relação a e .
A função dada é:
Vamos calcular as derivadas parciais:
Portanto, o gradiente é:

Passo 3

Agora, vamos avaliar o gradiente no ponto onde o alpinista está localizado, ou seja, em :
Esse vetor indica a direção e a taxa de maior aumento na elevação.

Passo 4

Em seguida, precisamos determinar a direção nordeste. Na bússola, nordeste corresponde a um ângulo de 45 graus em relação ao leste (positiva no eixo ) e norte (positiva no eixo ).
Para representar essa direção como um vetor unitário, usamos:

Passo 5

A derivada direcional da função na direção nordeste é dada pelo produto escalar do gradiente com o vetor unitário :
Simplificando:

Resposta

O alpinista irá subir na direção nordeste a uma taxa aproximada de metros por metro percorrido.

Exercícios relacionados

As superfícies e se encontram em uma elipse . Encontre as equações paramétricas para a reta tangente a no ponto .
Uma partícula termoguiada está localizada no ponto em uma placa de metal plana cuja temperatura em um ponto é . Encontre as equações paramétricas para a trajetória da partícula se ela se mover continuamente na direção de aumento máximo de temperatura.
Determine para quais valores de pode-se afirmar: se e , então .
Usando o Wronskiano, mostre a independência linear dos seguintes pares de funções (índices diferentes significam constantes diferentes).