Um cilindro tem como área da base e 20 cm de altura, sendo sua massa igual a 540 g . Esse cilindro tem a parte central oca na forma de um paralelepípedo de volume . Determine: a densidade do cilindro;

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos fala sobre um cilindro com algumas características específicas e pede para determinarmos a densidade dele. Vamos precisar entender o que é densidade e como calcular usando massa e volume. Então, primeiro, vamos resumir o que temos:
  • Área da base do cilindro:
  • Altura do cilindro: 20 cm
  • Massa do cilindro: 540 g
  • Volume da parte oca central (paralelepípedo):
Vamos usar a fórmula da densidade, que é massa dividida pelo volume total. Mas como o cilindro tem uma parte oca, precisamos calcular o volume total levando isso em conta.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular o volume total do cilindro completo (sem a parte oca). A fórmula do volume do cilindro é:
Á
Substituindo os valores que temos:

Passo 3

Agora, sabemos que a parte central do cilindro é oca e tem o formato de um paralelepípedo com volume de . Para encontrar o volume efetivo do cilindro (aquele que realmente tem material), precisamos subtrair o volume da parte oca do volume total do cilindro:

Passo 4

Agora que temos o volume efetivo do cilindro, podemos calcular a densidade. A densidade ( ) é definida como a massa ( ) dividida pelo volume ( ):
Substituindo os valores:

Resposta

A densidade do cilindro é .

Exercícios relacionados

Verificar se a integral de linha do campo vetorial de forças é independente do caminho, assumindo as seguintes trajetórias: (a) de até e depois até ;
A função descreve o movimento harmônico simples de um corpo. No instante , determine o deslocamento.
Um balão de borracha de raio está carregado com carga uniforme de intensidade . Calcule o valor da energia potencial eletrostática contida no campo elétrico.
O movimento de um oscilador sub-amortecimento é descrito pela equação , na qual e fizemos a fase para simplificar.
(d) Obtenha uma expressão para a aceleração em .