) A partir de considerações de trabalho e energia cinética mostre que a distância mínima para parar um carro de massa que se move com velocidade numa estrada horizontal de coeficiente de atrito cinético com os pneus é .

Passo 1

Vamos resolver um exercício que envolve trabalho e energia cinética. A questão pede para encontrar a distância mínima para parar um carro de massa que está se movendo com velocidade em uma estrada horizontal, considerando que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a estrada é . Para isso, vamos precisar usar as fórmulas de energia cinética e trabalho da força de atrito.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é energia cinética. É a energia que um objeto tem devido ao seu movimento e é dada por:
onde é a massa e é a velocidade.

Passo 3

Quando o carro está freando, a força de atrito atua contra o movimento e faz o carro desacelerar até parar. A força de atrito é dada por:
onde é o coeficiente de atrito e é a aceleração da gravidade (aproximadamente ).

Passo 4

O trabalho realizado pela força de atrito é igual à variação da energia cinética do carro. Como o carro para, a energia cinética final é zero, então o trabalho realizado é igual à energia cinética inicial:
O sinal negativo indica que o trabalho está diminuindo a energia do carro.

Passo 5

O trabalho também pode ser calculado multiplicando a força de atrito pela distância que o carro percorre até parar:

Passo 6

Igualando as duas expressões para o trabalho:

Passo 7

Podemos simplificar a equação cancelando a massa de ambos os lados:

Passo 8

Agora, isolamos a distância :

Resposta

A distância mínima para parar o carro é .

Exercícios relacionados

A Fig. mostra três blocos sendo empurrados em um piso sem atrito por uma força horizontal . Que massa total é acelerada para a direita (a) pela força, (b) pela força exercida pelo bloco 1 sobre o bloco 2 e © pela força exercida pelo bloco 2 sobre o bloco 3? (d) Ordene os blocos de acordo com o módulo da aceleração, começando pelo maior. (e) Ordene as forças e de acordo com o módulo, começando pelo maior.
) Uma haste rígida de massa desprezível e comprimento tem um objeto de massa m ligada à uma de suas extremidade formando um pêndulo simples. Ela é invertida verticalmente e em seguida largada. Mostre que a tensão na haste quando a massa atingir o ponto mais baixo de sua trajetória será 5 mg .
A Fig. mostra um conjunto de quatro blocos sendo puxados por uma força em um piso sem atrito. Que massa total é acelerada para a direita (a) pela força (b) pela corda 3 e © pela corda 1? (d) Ordene os blocos de acordo com a aceleraçāo, começando pela maior. (e) Ordene as cordas de acordo com a traçăo, começando pela maior.
Os freios de um carro são capazes de produzir uma desaceleração de 5,2m/s (suponha constante). a)Se você está dirigindo a e avista, de repente, um posto policial, qual o tempo mínimo necessário para reduzir a velocidade até o limite permitido de ? b) Trace o gráfico de e .