Um circuito composto de um capacitor de capacitância está descarregando através de uma resistência R. a) Em termos da constante de tempo (que é igual ao produto de RC).
a) Determine, em que instante a carga no capacitor será igual ao do seu valor inicial?

Passo 1

Vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. Temos um circuito com um capacitor que está descarregando através de uma resistência . A constante de tempo do circuito, representada por , é igual ao produto de e (ou seja, ). A pergunta é: em que instante a carga no capacitor será igual a 25% do seu valor inicial?
Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula que descreve como a carga no capacitor diminui ao longo do tempo em um circuito RC.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula que descreve a carga no capacitor em função do tempo :
Aqui, é a carga inicial no capacitor e é a base do logaritmo natural.

Passo 3

Queremos encontrar o instante quando a carga será igual a 25% da carga inicial . Isso significa:
Vamos substituir essa relação na fórmula da carga:

Passo 4

Podemos simplificar a equação dividindo ambos os lados por :
Agora, para resolver para , vamos tomar o logaritmo natural dos dois lados:

Passo 5

Isolando , temos:
Sabemos que , então:

Resposta

O instante em que a carga no capacitor será igual a 25% da sua carga inicial é:

Exercícios relacionados

A janela retangular de um avião, cuja cabine é pressurizada, mede por . Quando o avião está voando a uma certa altitude, a pressão em seu interior é de, aproximadamente, , enquanto a pressão ambiente fora do avião é de 0,60 atm. Nessas condições, a janela está sujeita a uma força, dirigida de dentro para fora, igual ao peso, na superfície da Terra, de qual valor de massa?
Em uma proveta que contem de água, é colocada cuidadosamente uma pepita de ouro com massa de 152 g . observa-se que o nível da água aumenta para . Qual a densidade da pepita?
Considere o modelo de Bohr para o átomo de Hidrogênio. Um elétron é excitado de um nível para um nível ao absorver um fóton.
Calcule a velocidade de um életron no nível em função de .
Apesar de não funcionar para átomos com muitos elétrons, o modelo de Bohr para o átomo de Hidrogênio também pode ser aplicado para qualquer átomo com um único elétron. Considere um átomo de hélio ionizado , de tal forma que este átomo tem dois prótons em seu núcleo, mas somente um elétron.
A partir do postulado de Bohr para a quantização do momento angular, calcule os raios possíveis para as órbitas eletrônicas do . Estes raios serão maiores ou menores do que os do átomo de Hidrogênio?