circuito tem 2 entradas (de 1 bit) e (de 4 bit) e uma saída (de 5 bit). L é igual a quando é 0 , caso contrário é igual a 2 F .

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você me passou um problema sobre circuitos digitais. O circuito tem duas entradas: , que é de 1 bit, e , que é de 4 bits. A saída é , que é de 5 bits. A regra para determinar é a seguinte: se for 0, então é igual a ; caso contrário, é igual a . Para resolver isso, precisamos entender como os bits funcionam e como operações como multiplicação por 2 afetam os valores binários.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa cada entrada e saída em termos de bits. é uma entrada de 1 bit, então pode ser 0 ou 1. é uma entrada de 4 bits, o que significa que pode representar números de 0 a 15 em decimal. é a saída de 5 bits, capaz de representar números de 0 a 31 em decimal.

Passo 3

A próxima coisa a fazer é ver o que acontece com dependendo do valor de . Se , então . Isso significa que a saída simplesmente replica o valor de . Por exemplo, se (que é 5 em decimal), então (também 5 em decimal, mas agora com 5 bits).

Passo 4

Agora, se , então . Vamos entender o que significa multiplicar por 2 no contexto de bits. Multiplicar por 2 em binário é equivalente a deslocar todos os bits uma posição para a esquerda e preencher com 0 na posição menos significativa. Por exemplo, se (5 em decimal), então (10 em decimal).

Passo 5

Como é de 4 bits e é de 5 bits, precisamos garantir que, ao multiplicar por 2, o resultado caiba em 5 bits. O maior valor de é 15 (1111 em binário). Multiplicando por 2, temos (11110 em binário), que é representável com 5 bits. Portanto, estamos dentro do limite.

Passo 6

Vamos resumir: dependendo do valor de , a saída será igual a ou a . Isso pode ser implementado em um circuito digital usando lógica condicional que verifica o valor de e aplica a operação correspondente.

Resposta

Então, para determinar a saída :
  • Se , então .
  • Se , então .

Exercícios relacionados

circuito tem 2 entradas (de 1bit) e ( de 4 bit) e uma saída (de 4 bit). Y é igual a quando é 0 , caso contrário é igual a -F.
O circuito tem 3 entradas (de 1 bit), W (de 5 bit) e ( de 5 bit) e uma saída L (de 5 bit). L é igual a quando é 0 , caso contrário é igual a .
circuito tem uma entrada (de 3 bit) e uma saída (de 5 bit). A saída é igual a .
circuito tem uma entrada (de 6 bit) e uma saída (de 6 bit). A saída Y é igual a -C.