O circuito tem 3 entradas S (de 1 bit), W (de 5 bit) e X ( de 5 bit) e uma saída L (de 5 bit). L é igual a W quando S é 0 , caso contrário L é igual a X.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O que a gente tem aqui é um circuito digital que recebe três entradas: S (que é de 1 bit), W (de 5 bits) e X (também de 5 bits). A saída desse circuito é L, que também tem 5 bits. A regra é simples: se S for 0, então L vai ser igual a W. Se S for 1, L vai ser igual a X. Para resolver isso, vamos usar conceitos básicos de lógica digital, como portas lógicas AND, OR e NOT.

Passo 2

Primeiro, vamos entender como podemos escolher entre W e X baseado no valor de S. Isso é bem parecido com um multiplexador, que é um componente que seleciona uma das várias entradas para passar para a saída com base em um sinal de seleção. No nosso caso, S é o sinal de seleção.

Passo 3

Vamos pensar bit a bit, ou seja, vamos analisar cada um dos 5 bits de L separadamente. Para cada bit i de L, onde i vai de 1 a 5, temos:
  • Se S = 0, então Li = Wi
  • Se S = 1, então Li = Xi

Passo 4

Para implementar essa lógica, usamos portas AND e OR juntamente com a porta NOT. A expressão lógica para cada bit Li fica assim:
Li = (S land Wi) lor (S land Xi)
Aqui:
  • S é a negação de S (usando a porta NOT).
  • land representa a operação AND.
  • lor representa a operação OR.

Passo 5

Vamos juntar tudo para obter a expressão completa para os 5 bits de L. Como cada bit de L depende de S, W e X, a saída completa fica:
L = (S land W) lor (S land X)
Isso significa que cada bit de L será igual ao respectivo bit de W ou de X, dependendo do valor de S.

Resposta

A saída L é dada por:
L = (S land W) lor (S land X)
Ou seja, se S for 0, L será igual a W, e se S for 1, L será igual a X.

Exercícios relacionados