Classifique as afirmações abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) dando uma demonstração ou um contraexemplo.
(q) ( ) Se sumn=1^+infty an diverge e an neq 0, forall n >= 1, então sumn=1^+infty 1an converge;

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. A pergunta é sobre séries infinitas, especificamente sobre a convergência ou divergência delas. O enunciado diz que se a série diverge e cada termo é diferente de zero, então a série converge. Vamos analisar se essa afirmação é verdadeira ou falsa, usando conceitos de séries infinitas e testes de convergência.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que significa uma série divergir. Isso quer dizer que a soma dos termos não se aproxima de um número finito quando adicionamos mais e mais termos. Agora, a afirmação sugere que, se isso acontece, então a série formada pelos inversos desses termos, , vai convergir, ou seja, somar a um valor finito.

Passo 3

Para verificar se a afirmação é verdadeira, podemos tentar encontrar um contraexemplo. Um contraexemplo é uma situação onde a premissa é verdadeira, mas a conclusão é falsa. Se encontrarmos pelo menos um caso assim, a afirmação geral será falsa.

Passo 4

Vamos considerar a série harmônica, que é um exemplo clássico de série divergente. Ou seja, a série diverge. Aqui, cada termo é diferente de zero para todo .

Passo 5

Agora, vamos formar a série dos inversos desses termos: . Essa nova série é a soma dos números naturais , que claramente também diverge, pois não se aproxima de nenhum valor finito.

Passo 6

Encontramos um exemplo onde a série original diverge e a série dos inversos também diverge. Isso mostra que a afirmação não é sempre verdadeira, já que existe pelo menos um caso onde a conclusão não se sustenta.

Resposta

Falso. Um contraexemplo é a série , que diverge, e sua série de inversos também diverge.

Exercícios relacionados

Calcule os limites em [-infty, infty], apresentando apenas os resultados finais. (2pts.) lim y 3 12-4 yraizy+3-raiz2 y= square
Considere a função h(x) = (x^100 - 100 x) g(x). Sabendo que g é derivável e g(0) = 1. Podemos afirmar que o valor de h'(0) é igual a: (a) -100 .
(b) -99 .
© 100 .
(d) Nada podemos afirmar por não conhecermos a expressão algébrica de g.
(e) 99
Estime sen 3 por melhor aproximação linear. (2pts)
Em biologia, as derivadas são usadas para modelar a taxa de variação de diversas funções, como a taxa de crescimento populacional, a velocidade de reação enzimática e a difusão de substâncias. Considere que a população de uma espécie de bactérias em um ambiente cresce de acordo com a função P(t) = 1000 e^(0,2 t), onde P(t) é a população no tempo t (em horas) e t é o tempo decorrido. Qual das seguintes expressões representa corretamente a taxa instantânea de crescimento populacional no tempo t?
A) P'(t) = 1000 e^(0,2 t)
B) P'(t) = 200 e^(0,2 t)
C) P'(t) = 1000 * 0,2 * e^(0,2 t)
D) P'(t) = 1000 * 0,02 * e^(0,2 * t)
E) P'(t) = 200 e^(0,02 t)